“Santa Leitura” de Natal será na casa da idealizadora do projeto

Foto: Divulgação

No sábado, dia 15 de dezembro, o projeto “Santa Leitura” de Natal será um pouco diferente! À pedido das crianças participantes do projeto na Comunidade Sagrada Família – Novo Taquaril, Estella Cruzmel, idealizadora do projeto, abre as portas de sua residência para receber os participantes para uma manhã muito divertida.



Será um evento inusitado, com lanche, muitas brincadeiras, cantigas, contação de histórias, tudo em meio ao acervo de livros do projeto. Além disso, estarão presentes, os contadores de histórias, Pierre André e Sônia Arantes e muitos outros convidados.

+Clientes de padarias mineiras também concorrem a prêmios no Natal

+Resgate de brincadeiras antigas será tema da próxima Colônia de Férias do Unique

O projeto “Santa Leitura”, de incentivo à leitura, voluntário e sem fins lucrativos,

Nasceu em 2010, no fundo de uma loja de moda feminina, no bairro Ipiranga, que Estella Cruzmel, possuía. “A biblioteca com o nome “Cantinho do Livro” tinha o intuito de prestar um serviço a mais para o cliente e para que eu pudesse ler nas horas vagas”, conta a artista plástica e idealizadora do projeto. No início, fazia parte do acervo apenas os livros que ela tinha e cerca de outros cinquenta adquiridos.

A biblioteca tomou um rumo repentino e passou a emprestar livros para toda a comunidade dos bairros Palmares, União, Cachoeirinha e Floresta. Com o passar do tempo novas aquisições eram feitas e muitas doações de livros também. “Com isso muitas pessoas, inclusive crianças, passavam na loja todos os dias e ficavam a tarde toda lendo”, comenta.

anúncios

Em meados de 2012, a convite de uma freira, Estella foi para a Comunidade Sagrada Família no bairro Taquaril, onde as pessoas carentes passaram a ter mais acesso à literatura.



No primeiro domingo de abril de 2013 o projeto “Santa Leitura” teve início na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. Depois diversas outras praças passaram a receber o projeto. Hoje, em dias de “Santa Leitura”, as praças são motivo de orgulho para as comunidades, pois muitas famílias passam as manhãs de domingo com suas crianças contando histórias e incentivando a leitura. E é assim que o “Santa Leitura” cresce cada dia mais.

Hoje o projeto é realizado na praça Salvador Morici, no bairro floresta, na praça Negrão de Lima, no bairro Colégio Batista, na Comunidade Sagrada Família, no bairro Novo Taquaril e atua também na Carolina do Sul (EUA) desde 2013, com uma biblioteca comunitária em um restaurante brasileiro.

Doações de livros

Quem deseja doar livros de literatura infantil, pode entrar em contato através do Facebook: facebook.com/LeituraNaPraca ou do e-mail:[email protected].


Por Redacao

.

Shopping Minascasa promove última edição do ano do projeto Na Calçada

Amipão oferece curso de capacitação profissional na próxima semana