Previsão é de mais temporais em MG nesta primeira semana de janeiro

O volume de água esperado, ou seja, a média climatológica prevista para todo o mês é de 329,1 milímetros

Minas Gerais deve ter pancadas de chuvas, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais, nesta semana, conforme alerta o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).

Em Belo Horizonte, os termômetros podem chegar a 30ºC, na parte da tarde, com a umidade do ar girando em torno de 50%, no mesmo período. Já o volume de água esperado para janeiro, ou seja, a média climatológica prevista para todo o mês é de 329,1 milímetros.

“Cada milímetro de chuva corresponde um litro de água para uma superfície plana de 1 m². No último sábado (2), por exemplo, choveu 50 milímetros em Belo Horizonte, o equivalente a 50 litros de agua em área 1 m². Isso é considerado um grande volume de chuva”, afirmou Claudemir de Azevedo, meteorologista Inmet.

anúncios

Somente nos três primeiros dias de janeiro, choveu 111,3 milímetros na capital, o que corresponde a 33,8% da média climatológica. “Assim, diante desta chuva intensa já no início de janeiro, a expectativa é que esse volume de água contribua para aumentar o percentual em relação à média histórica de chuvas”, finalizou o especialista.

Tragédia

No último sábado (2), durante as fortes chuvas que atingiram a capital mineira, um adolescente de 13 anos morreu após ser arrastado pela enxurrada enquanto andava de bicicleta no bairro Santa Rosa, na região da Pampulha. A força da água carregou o menino até para debaixo de um veículo que estava estacionado na rua Líbero Badaró. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e faleceu.

Saiba como se precaver em caso de chuvas fortes:

– Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.

– Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.

– Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

– Atenção especial em áreas de encostas e morros.

– Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199).

anúncios

– Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).

– Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

 

Foto: André Willis

Por Redacao

.

Papel de parede infantil: A melhor opção para seu filho

Programação infantil do Sesc Palladium no mês de janeiro será sobre cultura popular