#CarnavalizaBelô – Casa Fiat de Cultura realiza Ateliê Aberto de Carnaval: A cidade é nossa!

Foto: Divulgação

Monumentos que ilustram os cartões postais de Belo Horizonte também farão parte do Carnaval deste ano. A Casa Fiat de Cultura convida o público para participar do “Ateliê Aberto de Carnaval: A cidade é nossa!” entre os dias 9 de fevereiro e 24 de fevereiro de 2019. Para compor a fantasia dos foliões, o Programa Educativo propõe a confecção de máscaras e adereços inspirados na arquitetura da capital mineira.

+Dona Nuvem inaugura primeira unidade em Belo Horizonte neste mês

O Ateliê funcionará aos sábados e domingos, das 10h30 às 12h para crianças de até 11 anos (acompanhadas pelo responsável) e das 14h às 17h30para jovens e adultos. São 15 vagas por horário, incluindo os acompanhantes. Não é necessária inscrição prévia. A participação é gratuita.

As curvas, linhas e rococós de espaços e equipamentos presentes na memória de quem vive e visita Belo Horizonte serão representados nos acessórios. As edificações de referência serão: Pirulito da Praça Sete, edifício Rainha da Sucata, Viaduto Santa Tereza, Igrejinha da Pampulha e Palácio da Liberdade.



anúncios

O Ateliê Aberto de Carnaval pretende também sensibilizar as pessoas quanto à valorização e preservação desses equipamentos históricos, oferecendo ao público a oportunidade de exibi-los de forma criativa. Para desenvolver os adereços, será utilizada a técnica quilling ou filigrana de papel – rolinhos feitos a partir de papel filetado.

A proposta do Ateliê de Carnaval é pensar os elementos arquitetônicos de Belo Horizonte, símbolos da paisagem urbana, como alegorias da própria cidade. Nos últimos anos, o carnaval na capital mineira tem se consolidado como um dos maiores do Brasil e apresenta, como um dos principais aspectos, a ocupação de espaços urbanos por meio dos blocos de rua. O Ateliê, então, dialoga com essa nova proposta e sugere que essas referências transbordem os limites da memória e se materializem em objetos que vão desfilar pelas ruas, acompanhando os foliões nos blocos, cortejos e rodas de samba até a quarta-feira chegar.

Informações

“Ateliê Aberto de Carnaval: A cidade é nossa!” na Casa Fiat de Cultura

9 de fevereiro a 24 de fevereiro, aos sábados e domingos

10h30 às 12h – crianças de até 11 anos (Crianças até 5 anos deverão ser auxiliadas por um adulto responsável durante as atividades e até 12 anos deverão estar acompanhadas pelos responsáveis)



14h às 17h30 – jovens e adultos

anúncios

15 vagas por horário | Gratuito | Sem inscrição prévia

Todos os participantes deverão usar roupas confortáveis e apropriadas ao manuseio de colas, tintas e outros materiais.

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

anúncios

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Por Redacao

.

Dona Nuvem inaugura primeira unidade em Belo Horizonte no próximo dia 16

Minas Gerais contribui para um congresso “de cara nova”