Pular para o conteúdo

Você conhece a origem do ato de presentear no Natal?

Como dizia a famosa canção: “Então hoje é Natal …”. O Natal está aí e com ele vem a tradicional troca de presentes. De acordo com pesquisa realizada pela Federação Nacional dos Lideres de Loja, Serviço de Proteção ao Crédito e Offer Wise, a entrega de brindes se tornou um grande evento. Só para se ter uma ideia, você deve injetar cerca de 68,4 bilhões de reais na loja neste Natal. Economia do Brasil.

Com números tão expressivos, as pessoas refletem sobre esse período, que é mágico para algumas pessoas, mas não tão mágico para outras. Isso porque muitas pessoas criticaram (com razão) o excesso de marketing nessa época. Segundo artigo de Paul Ringe, famoso professor de história da revista americana The Atlantic, muitas pessoas tendem a atribuir esse exagero ao marketing (marketing ruim, ele sempre é culpado). Além disso, embora ele realmente tenha contribuído para a expansão da prática de comprar presentes de Natal, esse costume é anterior à expansão do capitalismo.

Patrick Mabilog, consultor e porta-voz que escreveu para o site Christian Today, disse que a tradição de dar presentes nesta época do ano se originou dos festivais pagãos dos antigos romanos, como o Dia de Saturno, que acontecia em 17 de dezembro. De janeiro a dia 23, ele agradeceu a Saturno, o deus da agricultura, por sua generosidade. Nessas celebrações, as pessoas trocavam presentes simples como velas, vinho, frutas e nozes. Segundo reportagem do site britânico de brindes Britânico Gifts, a posição social foi engavetada na época e até escravos participaram da troca de brindes.

No entanto, com a conversão de Constantino, o Grande ao Cristianismo em 312 DC, as celebrações pagãs foram erradicadas. No entanto, os líderes da época não podiam simplesmente banir um partido tão popular como o Saturno. Portanto, há uma teoria de que eles usaram muitos recursos deste festival pagão para estabelecer o Natal. A diferença é que a festa está de cara nova e agora cristã: comemorar o nascimento de Jesus.

Acredita-se que a troca de presentes é uma das tradições preservadas e complementa a visita dos três reis magos.De acordo com a Bíblia, os três reis magos trouxeram presentes para o menino Jesus recém-nascido. Mas apenas no século 20, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, o Natal se tornou um fenômeno hoje, ainda que a imagem do Papai Noel tenha se fortalecido.

Você pode se perguntar: Mas por que é importante entender toda a história? Pois bem, com ela, podemos constatar que mesmo que as tendências e gostos relacionados aos presentes tenham mudado ao longo do tempo, os gestos de comprar, preparar e dar coisas valiosas para amigos e familiares têm existido há milhares de anos.

Note-se que desde a época romana, através dos cristãos, o ato de dar nada tem a ver com o valor do dinheiro, portanto, devemos sempre apostar na gratidão, na alegria e no amor, para não cair no próprio consumismo, que é vazio e sem sentido. Portanto, entendendo a forma de troca de presentes no Natal, podemos garantir que você não se esqueça do que nossos presentes realmente devem significar.

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓