Secult comemora Dia Internacional do Turismo com missa em ação de graças em Ouro Preto

Lançamento de Rede Integrada de Proteção ao Turismo também marcou a data

Começam nesta terça-feira, 28 de setembro, às 20 horas, pelo site cinebh.com.br a 15aCineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte e o 12o Brasil CineMundi – InternationalCoproduction Meeting. A programação gratuita será transmitida em ambiente online até o dia 3 de outubro, com seis dias de intensas atividades: são 95 filmes nacionais e internacionais em pré-estreias e mostras temáticas, entre curtas, médias, longas-metragens e work in progess; 5 debates, 5 painéis, 10 rodas de conversa, 1 show case, 2 masterclasses internacionais, 2 workshops e diversos encontros de coprodução. Informações e acessos estão no site www.cinebh.com.br, onde estará concentrada a realização do evento.

A noite de abertura da CineBH, acontece nesta terça-feira, às 20 horas, no site cinebh.com.br e vai apresentar ao público coletivos que movimentam a cidade e a temática desse ano “Cinema e Vigilância”, que estará presente em vários eixos da mostra, desde filmes a debates e estudos de caso, e construirá um diálogo com a cidade e sua urbanidade. A performance audiovisual de abertura tem criação e roteiro de Chico de Paula e Raquel Hallak, com direção, edição, montagem e finalização de Janaína Patrocínio.

O conceito do evento será mostrado com arte, música, imagens e movimentos, contando com diversas participações especiais. Estão confirmados uma apresentação de jazz orimauá e presenças do Filme de Rua, Karine Bassi, Cia Fusion e Cia dos Anjos. A performance musical será com os Arautos do Gueto. No vídeo a ser exibido, o espectador vai ver entrevistas com artistas da cultura local, como Biel, Dodó Silva, Joanna Ladeira, Karine Bassi e Wallison Culu.

anúncios

“Vamos abrir a temporada audiovisual da 15a CineBH apresentando a força e o trabalho de diversos coletivos que atuam em suas comunidades utilizando a arte e a cultura como ferramentas de transformação social – ampliando, desta forma, as vozes e a presença de trabalhos sociais na programação do evento. Acreditamos que a soma de esforços só pode resultar em bons frutos e, que mais do que nunca, se faz necessário dar visibilidade às ações e projetos conduzidos por lideranças comunitárias que merecem nosso afeto e reconhecimento. A cidade está em movimento e o nosso cinema também. Assim vamos comemorar os 15 anos da Mostra CineBH”, ressalta Raquel Hallak, coordenadora geral do evento.

O destaque internacional da 15a CineBH ao coletivo Forensic Architecture também é um dos pontos importantes da abertura da mostra. Fundado pelo arquiteto Eyal Weizman na universidade Goldsmiths, em Londres, o Forensic é integrado por artistas visuais, cineastas e arquitetos. Seu trabalho, que ocupa festivais de cinema e galerias de arte no mundo todo, captura os dispositivos da sociedade de vigilância e seus produtos para produzir evidências que vão denunciar crimes, formas de opressão e violência. O público poderá conhecer mais sobre o Forensic Architecture na mostra dedicada ao coletivo na programação e também no debate de abertura, na própria noite do dia 28.

O debate, que leva o nome da temática “Cinema e Vigilância”, vai reunir o arquiteto Paulo Tavares, um dos fundadores do Forensic, com o crítico Bernardo Oliveira e a pesquisadora Patrícia Mourão, sob mediação do curador Pedro Butcher. A conversa tratará de assuntos que vão pautar a mostra este ano, em especial os objetivos e mecanismos de tecnologias de monitoramento e vigilância por grandes corporações e de que forma o audiovisual se apropria disso para denunciar, expor ou confrontar esses próprios dispositivos.

Fechando a programação da noite, o público terá acesso a um dos trabalhos mais impactantes do Forensic Architecture: a série de curtas-metragens da investigação “O Assassinato de Harith Augustus” (2019), que esmiúça detalhadamente uma morte provocada por policiais de Chicago e busca compreender os acontecimentos sob ângulos inusitados e essenciais para se perceber como as instituições operam no sentido de acobertar ações controversas e violentas.

Para saber detalhes sobre os filmes da mostra e as atividades do Brasil CineMundi, além de outros debates e encontros que vão discutir o presente e também o futuro do audiovisual no país, leia mais aqui.

***

O EVENTO EM NÚMEROS

CINEBH MOSTRA O CINEMA PARA O MUNDO

anúncios

17 PAÍSES MARCAM PRESENÇA NO EVENTO

Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Espanha, EUA, França, Países Baixos (Holanda), Itália, Luxemburgo, México, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suíça, Uruguai

 

ABERTURA OFICIAL

anúncios

6 DIAS DE EVENTO

DESTAQUE AO COLETIVO FORENSIC ARCHITECTURE | LONDRES

90 FILMES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE 17 PAÍSES

MOSTRA A CIDADE EM MOVIMENTO

MOSTRINHA DE CINEMA

SESSÕES CINE-ESCOLA

21 DEBATES, PAINÉIS, RODAS DE CONVERSA

5 OFICINAS

2 LABORATÓRIOS DE ROTEIRO

2 MASTERCLASSESSES INTERNACIONAIS

2 WORKSHOPS INTERNACIONAIS

12BRASIL CINEMUNDI – ENCONTRO INTERNACIONAL DE COPRODUÇÃO

37 CONVIDADOS INTERNACIONAIS DE 17 PAÍSES NO CENTRO DOS ENCONTROS DE COPRODUÇÃO

CONSULTORIAS, MENTORIAS, AÇÕES DE COOPERAÇÃO, INTERCÂMBIO.

EXPOSIÇÃO VIRTUAL “CINEBH 15 ANOS”

PERFORMANCE AUDIOVISUAL

ENCERRAMENTO | PREMIAÇÃO

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

***

SOBRE A MOSTRA CINEBH

Com edições anuais e consecutivas, a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 15edição de 28 de setembro a 03 de outubro de 2021, em formato online e gratuita, reafirmando seu propósito de mostrar o cinema para o mundo, promover o diálogo entre as culturas, aproximar povos e continentes, fazer a conexão do cinema brasileiro com o mercado audiovisual, realizar encontros de negócios, investir na formação, intercâmbio e cooperação internacional, construir pontes nas escolas, comunidades, redes sociais e com a cidade de Belo Horizonte e Minas Gerais.

A 15CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 12Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2021 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).

SOBRE O BRASIL CINEMUNDI

O BRASIL CINEMUNDI – International Coproduction Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro, integra a 15a Mostra CineBH e chega a sua 12edição, de 28 de setembro a 3 de outubro de 2021, com o propósito de apresentar ao mercado projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações.

O evento promove a ampliação da rede de contatos e negócios entre profissionais brasileiros e representantes da indústria nacional e estrangeira, além de atividades de capacitação, cooperação, intercâmbio, meetings e premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção independente de perspectiva autoral e inovadora.

Por Redacao

.

Marcela Jardim

Gosta de IPA? O Mr. Hoppy Prado tem uma ótima notícia pra você!!!