Pular para o conteúdo

Projeto Girarte oferece para educadores curso on-line gratuito “Diálogos entre arte e educação”

O bem-estar físico, emocional e mental dos profissionais da educação está em pauta no curso “Diálogos entre arte e educação”, promovido pelo Grupo de Pesquisa Girarte, de Cataguases/MG. O foco principal do curso é a arte e a educação, em tempos difíceis como o atual, com as exigências de distanciamento social e utilização de ferramentas on-line. O “Diálogos entre arte e educação” traz atividades como yoga, dança, automassagem, momentos de diálogo mediados por profissionais da psicologia, e partilha das metodologias utilizadas pelo Girarte no contexto escolar.

 

De acordo com Marcus Diego, coordenador do Girarte, o grande desafio é atuar em duas perspectivas de desenvolvimento: sociocultural e artístico profissional. “Somos um grupo residente no interior do Brasil e nos dedicamos para sempre estarmos antenados com as novas perspectivas de trabalho. A partir de um conhecimento amplo, buscamos impactar o desenvolvimento artístico e cultural de diferentes localidades do interior”, explica.

 

Girarte já beneficiou mais de 165.000mil pessoas em diferentes estados brasileiros. Seu objetivo é fortalecer a democratização cultural, alcançando locais de difícil acesso e transitando por diferentes contextos, sempre alinhados com os“Objetivos de desenvolvimento sustentável” (ODS da ONU), somando esforços para concretização de um trabalho artístico de excelência, capaz de transcender questões estéticas, promovendo intercâmbios culturais e desenvolvimento social, além do diálogo entre arte e educação.

 

O curso é gratuito. As inscrições vão até o dia 13 de agosto.

Informações e inscrições: https://projetogirarte.com.br/formulario-professores

 

Girarte na pandemia

Criatividade é a palavra de base para artistas que participam do Projeto Girarte, de Cataguases/MG. Com os muitos impactos da pandemia de covid-19 no setor da cultura, a reinvenção é necessária. Com a necessidade da interrupção de atividades presenciais, o Girarte se reorganizou para ações remotas, por meio da internet. Atividades de condicionamento físico, aulas e dança telemática tendo as telas como mediadoras passaram a ser comuns, na realidade do Grupo de Pesquisa Girarte. Articulados através de metodologias on-line, o grupo se manteve ativo dentro de todas as possibilidades, o que permitiu manter o foco na execução de novos trabalhos, em meio um cenário desafiador como a pandemia.

 

As ações do Projeto Girarte só são possíveis com apoios, parcerias e patrocínios. Com as instabilidades que se apresentam para o setor cultural, cada acordo firmado é valioso e reverbera por uma cadeia enorme de pessoas e ações voltadas para população em geral. Assim, o Projeto Girarte mantém-se aberto para novas parcerias, investimentos, desenvolvimento de novos trabalhos e, também, para a continuidade das ações atuais.

 

Desde o fim de 2020, ainda com patrocínio da CBA via Lei Rouanet, o Girarte estabeleceu parcerias com seis Secretarias Municipais de Educação, dos municípios mineiros de Muriaé, Miraí, Itamarati de Minas, São Sebastião da Vargem Alegre, Rosário da Limeira e Cataguases, para a realização do Giro Conectado. Articulação que agora em 2021 promoveu mais de 30 horas de videoaulas, com seis trabalhos coreográficos gravados para cada uma das escolas conectadas. A ação tem como resultado a valorização da cultura e das diferentes manifestações artísticas, além de gerar bem-estar para crianças e jovens no isolamento social. Após um primeiro semestre movimentado, serão realizadas ainda várias ações on-line, como ensaios abertos e reapresentação do espetáculo “Entre Passos de Amar”. Para Priscila Sandes, coordenadora artística pedagógica do projeto, “Foi uma experiência muito rica e, ao mesmo tempo, desafiadora conseguir identificar e estruturar formas eficazes de interação com a comunidade escolar, neste novo ambiente on-line, mas fiquei muito orgulhosa de todos nós da equipe, pois alcançamos resultados incríveis nesta nova proposta”, aponta.

 

É de conhecimento público que a qualidade de vida está associada a fatores que perpassam a saúde física e também para a mental e a emocional. Arte, cultura e lazer apropriados fazem parte de um esforço para que haja qualidade de vida. Com a pandemia e a necessidade de isolamento social, fica ainda mais perceptível o papel dessas atividades no desenvolvimento humano e para a qualidade de vida. Com objetivo de manter a arte e cultura vivas o Projeto Girarte trabalha desde 2020, na estruturação de novas atividades, projetando impactos socioculturais positivos na vida de toda população agora em 2021.

 

Toda experiência de atuação em meio à pandemia se iniciou em agosto de 2020, com a produção do novo espetáculo “Entre Passos de Amar”. A trilha sonora, o projeto de iluminação, o cenário e o figurino foram feitos com a mediação da internet, e os ensaios, antes isolados, voltaram gradativamente a ser feitos em conjunto, no palco, após testagem da equipe. Em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho (da Energisa),com o Polo Audiovisual da Zona da Mata Mineira e com o Instituto Fábrica do Futuro, que também cedeu ao grupo espaço adequado para ensaios, foram estruturados protocolos de segurança para que toda a equipe se mantivesse saudável durante o período de ensaios. Seguindo todos os cuidados e protocolos, o espetáculo foi transmitido em parceria com a Corporación Cultural de Peñalolén – Centro Cultural Chimkowe (Chile).

 

Parte desta experiência ainda contou com ações de conscientização. Com o “Fique em Casa”, o Grupo de Pesquisa Girarte desenvolveu ações para o auxílio no enfrentamento à covid-19. A campanha Eu me amo, eu te amo, eu uso máscara faz parte desse esforço. Durante sete dias, os artistas produziram fotos e vídeos criativos com o objetivo de engajar a população em um dos principais cuidados pessoais e comunitários para diminuir o contágio do coronavírus. Esta ação demonstra a inserção do Girarte na comunidade de Cataguases e região. O grupo é atuante e reconhecido na cena cultural mineira, sempre com projetos inovadores, levando a dança a caminhos novos e ampliando o público através da democratização cultural.

 

No primeiro semestre de 2021, com patrocínio da CBA via Lei Rouanet, o Grupo de Pesquisa Girarte realizou interações com o Instituto Katiana Pena, de Fortaleza/CE, com o Centro de Movimento Buena Danza, de Belo Horizonte/MG para cursos de capacitação e intercâmbio de conhecimentos, sempre utilizando a internet como mediadora, em tempos de isolamento social. Com o apoio da Lei Aldir Blanc o Girarte ainda produziu trabalhos de resgate a espetáculos de repertório, e ainda prestou suporte para realização de mais 12 projetos independentes.

 

As atividades do grupo em período de isolamento estão documentadas e publicadas em diversos canais, como YouTube e Instagram. Para o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, o grupo incentiva, em vídeo, a dança para todos os corpos, todos os estilos, todos os lugares e todos os momentos, ressaltando suas inúmeras atividades, que são referência para todo público que acompanha as ações do projeto. “Dançar é viver mais feliz”, afirmam os artistas Alan Resende, Fabiano Banna, Natália Barros, Tatiane Dias e a técnica Fernanda Pinheiro, parceiros do projeto e componentes do Grupo de Pesquisa Girarte.

 

 

Serviço

Curso on-line Diálogos entre arte e educação”

Atividades de yoga, dança, automassagem, momentos de diálogo mediados por profissionais da psicologia, e partilha das metodologias utilizadas pelo Girarte no contexto escolar.

Gratuito.

Inscrições até o dia 13 de agosto de 2021.

Informações: https://www.projetogirarte.com.br/curso-professor-2021/

Inscrições: https://projetogirarte.com.br/formulario-professores

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓