Minas Gerais bate recorde de queimadas entre janeiro e agosto de 2021 e incêndios afetam a transmissão de energia

De janeiro até agosto deste ano já foram registrados 21 desligamentos provocados por fogo sob as linhas de transmissão de FURNAS

Do começo deste ano até agora, Minas Gerais bateu recorde de queimadas após registrar 4.514 focos de incêndio no estado. Aumento de mais de 100% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 2.198 ocorrências. Os números são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Por isso, a Eletrobras Furnas alerta para as consequências do impacto do fogo nas linhas de transmissão, o que pode comprometer o abastecimento de energia de cidades e regiões. Em 2020, a empresa contabilizou 124 desligamentos provocados por queimadas em seu sistema de transmissão. Só no estado, onde a empresa tem 3.199 quilômetros de linhas de transmissão, foram registradas 25 ocorrências de janeiro de 2020 até agora.

Os estados mais afetados, em geral, são Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Tocantins. O sistema de transmissão da Eletrobras Furnas passa por esses estados, onde também estão localizadas usinas e subestações da empresa.

“Fazer queimadas é crime ambiental, conforme o Decreto 2.661, de julho de 1998, e o fogo pode causar desligamentos de linhas de transmissão. Isso pode provocar interrupção no fornecimento de energia elétrica e impactar importantes serviços à sociedade”, explica Ricardo Abdo, gerente de Linhas de Transmissão de FURNAS.

anúncios

Este é um tema tratado com frequência pela empresa para esclarecer a população dos riscos, impactos e prevenção contra as queimadas.

FURNAS também oferece, além dos canais disponibilizados no site https://www.furnas.com.br/subsecao/153/fale-conosco um número de telefone (serviço gratuito que funciona 24 horas) para receber informações sobre queimadas e outras irregularidades que sejam identificadas próximo às linhas de transmissão: 0800 0252555.

Por Redacao

.

Dubai – Tour Privado pela Cidade com Passeio de Metrô e Abra a partir de 1011 em 12 x no cartão

Novos dispositivos digitais chegam a Belo Horizonte e oferecem experiências interativas para leitura e criação literária