Hospital Risoleta Neves realizará sua Conferência local de Saúde

Foto: Divulgação

No dia 13 Abril de 2019, a partir das 8h30 da manhã, o Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) e seu Conselho Local de Saúde vão realizar a sua 2ª Conferência Local de Saúde.

O tema central desta conferência será “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Financiamento do SUS” e nela serão abordados os 3 eixos temáticos orientadores da Conferência Nacional de Saúde relacionados aos desafios colocados pela conjuntura atual de perdas e novas ameaças à preservação e avanços necessários no Sistema Único de Saúde.

As Conferências de Saúde representam um importante momento de avaliação da situação da saúde na instância regional, estadual e nacional e de formulação de diretrizes para as políticas públicas no setor, reunindo cidadãos pela defesa da garantia de direitos, em atenção às necessidades da população. Uma das mais emblemáticas Conferências foi a 8ª, realizada em 1986, que forneceu as bases para elaboração do capítulo sobre saúde na Constituição Federal de 1988 e criação do Sistema Único de Saúde (SUS).  Com a Constituição Federal de 1988, a participação comunitária no contexto da saúde é estabelecida, sendo regulada pela Lei nº 8.142/90 e definida a partir das conferências e dos conselhos de saúde, nas três esferas de governo, e também em colegiados de gestão nos serviços da área.

+Coca-Cola FEMSA Brasil vai sortear 4 mil fogões para os consumidores de garrafas retornáveis

Entidades ligadas à área da saúde, gestores e prestadores de serviços do setor, sociedade civil organizada e usuários ganham legitimidade para ocupar esses espaços. É esta representatividade local que garante a legitimidade do evento como instância colegiada dos vários segmentos representados.

anúncios

Sobre o Hospital Risoleta Neves

O Hospital Risoleta Tolentino Neves é administrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e possui 340 leitos distribuídos entre Pronto Socorro, CTI, enfermarias clínicas, cirúrgicas e maternidade. O atendimento para a população se dá totalmente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo alcançados cerca de 1,1 milhão de habitantes do Eixo Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O HRTN realizou sua 1ª Conferência de Saúde local no ano de 2017, sendo a de 2019 a segunda edição.



Written by Redacao

.

Coca-Cola FEMSA Brasil vai sortear 4 mil fogões para os consumidores de garrafas retornáveis

James Burguer cria hamburguer de Siri para a quaresma