Minas terá estande próprio na Specialty Coffee Expo, que começa nesta sexta-feira (12) em Chicago, nos Estados Unidos

 

Promover as rotas turísticas do café mineiro e expandir os negócios de Minas Gerais. É com esse propósito que o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), em parceria com o Centro Universitário UniBH, o Sebrae Minas e a Expocacer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, terá, pela primeira vez, estande próprio na Specialty Coffee Expo, uma das maiores e mais prestigiadas feiras cafés do mundo. O evento acontece neste fim de semana, de sexta-feira (12) a domingo (14), em Chicago, nos Estados Unidos.

 

Na ocasião, serão divulgadas ao mercado de turismo internacional as duas novas rotas do segmento – a Rota Cafés do Sul de Minas e a Rota Turística do Café do Cerrado. Em Chicago, o Governo de Minas também apresentará o ExportaMinas, programa da Codemge responsável pelas exportações de produtos mineiros, e anunciará a abertura do primeiro hub de café do Brasil nos EUA, da Expocacer, como primeiro produto do ExportaMinas.

A Specialty Coffee Expo reúne toda a cadeia produtiva dos cafés especiais do mundo, desde produtores e destinos até torrefadores, varejistas e profissionais para conectar diferentes membros da indústria e oferecer conteúdo educativo, treinamento, pesquisa, oportunidades de negócios e networking.

A feira será uma valiosa oportunidade para apresentar os cafés especiais de Minas. Atualmente, os Estados Unidos são o maior importador do café brasileiro – em 2023, o país comprou oito milhões de sacas do produto, 20% do total exportado em 2022. Os norte-americanos também são os maiores consumidores de cafés especiais do planeta. A participação na Specialty Coffee Expo integra o projeto Minas para o Mundo: Mundo para Minas, cujo objetivo é internacionalizar ainda mais o destino Minas e atrair mais turistas para o estado.

Segundo o governador Romeu Zema, o ExportaMinas é o primeiro passo para colocar os produtos típicos do estado no mercado internacional. “Os produtos da agricultura familiar, de forma especial os cafés especiais, as cachaças, os vinhos, os doces e os queijos, bem como o artesanato, possuem produção de qualidade e procedência. Para criar um ambiente favorável e de apoio ao escoamento dos produtos, tanto para o Brasil quanto para o exterior, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e a Codemge lançam as bases para o programa ExportaMinas”, afirma.

Para o presidente do Conselho de Administração da Expocacer, Fernando Nogues Beloni, “a feira é uma plataforma vital para fortalecer parcerias, trocar conhecimentos e expandir horizontes, além de ampliar o reconhecimento da marca e o acesso a novos mercados, consolidando a nossa posição neste setor em constante crescimento”.

 

Minas na Specialty Coffee Expo

O presidente da Codemge, Thiago Toscano, diz que a participação da companhia na feira de Chicago reforça o compromisso da empresa de projetar Minas Gerais, por meio da gastronomia, no cenário mundial. “É com prazer e entusiasmo que a Codemge patrocina a ação da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea realizada na Speciality Coffee Expo. Estar presente na feira é dar visibilidade para a cozinha mineira, patrimônio imaterial, e reforçar o Estado como importante player no turismo brasileiro. Além de colocar Minas Gerais como destino de projeção nacional e internacional, o evento incentiva a economia mineira, por meio do reconhecimento do Estado como grande atrativo culinário”, ressalta Toscano.

Neste ano, Minas Gerais terá, de forma inédita, um estande na Speciality Coffee Expo. Com a presença do chef Caio Soter, o Governo do Estado promoverá harmonizações de produtos mineiros, como broas e pães de queijo com cafés artesanais, e exibirá especiarias típicas no estande.

As rotas Cafés do Sul Minas e Café do Cerrado Mineiro serão apresentadas à imprensa especializada e operadores do mercado internacional. As duas rotas promovem o turismo de experiência em fazendas de café, cafeterias, restaurantes de comidas típicas e atrativos turísticos nas duas regiões, traduzindo como uma imersão do turista na cultura local e na mineiridade. O lançamento nacional das duas rotas ocorreu durante a 36ª Festuris, em Gramado (RS), em novembro do ano passado, em ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com o Sebrae Minas e as Instâncias de Governança Regionais (IGRs).

 

Na feira de Chicago, a Expocacer ainda deve lançar suas operações nos Estados Unidos por meio do hub logístico no estado de Delaware. “O hub vai abrir novas portas de mercado em todos os Estados Unidos por ter uma localização estratégica no território norte-americano. Poderemos oferecer café no spot, com entrega imediata, em quaisquer quantidades. Isso será possível pelo fato de sempre se ter café disponível em armazéns no território americano em nome da nova Expocacer USA”, afirma Simão Pedro de Lima, diretor-presidente executivo da cooperativa.

By Nimai Dasa

Nimai Dasa profissional formado em Comunicação Social e atua como jornalista a mais de 15 anos.

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