Espaço sideral na tela do MM Gerdau

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (04), o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal convida o público para uma viagem espacial junto com a equipe do Cinematório e o professor Renato Las Casas, coordenador do Grupo de Astronomia da UFMG. O embarque acontece às 19h30, na Praça de Convivência do Museu, com destino à Lua, Marte, Júpiter, Saturno, entre outros, durante um bate-papo sobre os filmes “2001: Uma Odisseia no Espaço”, “Perdido em Marte”, Interestelar” e o clássico “Viagem à Lua”.

+5ª edição do Festival Brasil Sertanejo acontece em março

+Taxa de desemprego sobe e fica em 12,4% em fevereiro

Os mediadores selecionaram trechos dos longas para ilustrar o tema “O ser humano e o espaço sideral”, refletindo sobre as pesquisas, descobertas, curiosidades, tecnologias, e tudo mais que envolve o assunto. Para o professor Renato Las Casas, entender o que existe além do nosso planeta e as dificuldades de explorar o universo é fundamental. “Parafraseando Stephen Hawking, acredito que nos espalharmos pelo universo é vital para a sobrevivência humana. E é disso que se tratam os filmes escolhidos pelo Cinematório”. A escolha do tema faz ainda uma homenagem ao Dia Mundial da Astronomia, que é celebrado no dia 08, e também relembra os 50 anos no primeiro passo do homem à lua, que será comemorado no mês de julho.


O encontro é gratuito e integra o programa CoMciência, cujo objetivo é fomentar e popularizar temas científicos. A conversa será conduzida pelos jornalistas, críticos de cinema e editores do portal Cinematório Renato Silveira e Raquel Gomes. Na ocasião, ainda será gravado um podcast, posteriormente publicado no portal Cinematóri

Conheça o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

anúncios

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.

O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, onde funciona o espaço cultural, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas. O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h e apresenta uma programação para todas as idades. A entrada é franca

Informações:

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Cinema & Ciência: O ser humano no espaço sideral – bate-papo + gravação de podcast – Cinematório

Data: 04/04 – 19h30

Endereço: Praça da Liberdade, s/nº, Prédio Rosa – Belo Horizonte


Written by Redacao

.

Estudantes podem pedir isenção no Enem a partir de hoje

Projeto “Era Uma Vez” leva contação de histórias tradicionais da Europa ao Minas Shopping