Coração é o maior assassino do mundo! Veja 3 formas de evitar a morte por doenças cardíacas

Foto: Pixabay

Sem ele nós não vimemos. O que seria da vida humana sem as batidas do coração? Entretanto, o órgão que nos dá a vida, também é um dos maiores causadores de morte no mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em todo mundo cerca de 18 milhões de pessoas morrem anualmente devido a problemas cardiovasculares. No Brasil a situação se repete. A cada 40 segundos uma pessoa morre e o responsável é o coração.

+Nubank: Saiba como pedir o seu agora!

+Casa Fiat de Cultura apresenta Trio Musik

O índice é extremamente alto. O número de óbitos causados pelo coração é seis vezes maior do que os provocados por infecções e duas vezes maior do que todas as mortes causadas por câncer.


É assustador pensar que o órgão responsável pela sua vida, também pode te levar ao óbito. Todavia, a Sociedade Brasileira de Cardiologia alerta que metade das mortes causadas por doenças cardiovasculares poderia ser evitada ou postergada por muitos anos.

anúncios

A realidade é que as pessoas não se cuidam e só se são conta dos riscos quando a doença já está em fase avançada ou quanto uma reversão no quadro já se torna difícil.

Neste post, o Belo Horizonte preparou algumas dicas para você cuidar melhor do seu coração e ter o órgão como um aliado da saúde. Afinal, ninguém quer ter problemas no coração, não é mesmo?

Faça exercícios

Exercícios e atividades físicas são extremamente saudáveis para o corpo e para a mente. Para garantir um coração saudável é recomendada a prática diária de exercícios físicos. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Tudo isso previne o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, colesterol alto, derrame e hipertensão.

Ao realizar exercícios físicos o coração trabalha melhor e com maior eficiência sem ter que fazer tanto esforço. Mesmo pequenas quantidades de atividade física podem reduzir o risco de doença cardíaca, diz um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA).

Exames cardíacos regulares

Há quanto tempo você não vai ao cardiologista? Qual foi o seu último eletrocardiograma feito? Responder essas perguntas são essenciais para saber como anda a saúde do seu coração. Exames e consultas regulares podem prevenir doenças que podem vir a ocasionar um infarto, por exemplo. Cuidar do coração é zelar pela sua vida.

Então marque a sua consulta agora mesmo e saiba em qual ritmo estão das batidas do seu coração.

anúncios

Coma alimentos saudáveis

Já ouviu a frase: Você é o que você come? Esta se aplica perfeitamente ao coração. O ritmo das batidas quem define é a nossa alimentação. É necessário evitar o consumo de alimentos gordurosos e deficientes nutricionalmentes. Procure comer coisas mais naturais como frutas, verduras e legumes. Sua saúde e o seu coração certamente são agradecer.

E você? O que anda fazendo para cuidar do seu coração?


Written by Iolanda Pedrosa

.

Guia de cores dos alimentos ajuda a criar um cardápio saudável

Filarmônica de Minas Gerais vai apresentar Música e Cinema