Com o tema Periferia das Artes, a 11ª edição do Festival Ponta a Pé Cultural, evento realizado pela Cóccix Cia. Teatral, segue com a sua programação até o dia 24 de abril, pelos 9 bairros localizados na regional Venda Nova. A intensa agenda de atrações é composta por 39 atividades multiculturais gratuitas, distribuídas entre ações formativas e apresentações artísticas multiculturais, e realizadas por artistas e agentes culturais atuantes em todos os territórios da capital mineira.  As ruas, praças, associações comunitárias, quadras e espaços socioculturais públicos e privados são palcos de atividades das áreas de teatro, circo, dança, música, literatura, artes visuais, audiovisual e patrimônio, além de ações formativas destinadas ao público, agentes culturais e artistas.  Mais informações sobre a programação completa pode ser consultada no site da Cóccix.

O Centro Cultural Venda Nova recebe no sábado, dia 13, à exposição Universos dos Irmãos Mamedes, do Coletivo Irmãos Mamedes, que segue até o dia 18. Também no sábado (13), às 15h, haverá o desfile do “Cortejo Carnavalesco” do bloco “Vejo Flores em Você”, com saída da Rua Bristol, nº 150, no bairro Europa.  Às 16h acontece a apresentação do Slam Clube da Luta com Slammaster Rogério Coelho, e às 18h a Batalha Feminina de Danças Urbanas, com as dançarinas Joi Santos, Isadora Coelho, Chellz Tapayó, Malena Rocha, Guidá, Gabi Chaves, Joy Lanes, Hellen Caroline, Débora Carvalho. No domingo, dia 14, o CEVAE Serra Verde recebe às 10h uma Roda de Conversa entre Artistas de Venda Nova.

A programação segue no dia 20 de abril, sábado, na Quadra da Vila São João Batista. O “Cortejo Carnavalesco” do bloco “Vejo Flores em Você” tem saída marcada para as 15h da Rua João Gualberto de Abreu, 60, bairro São João Batista. Às 17h acontece o espetáculo circense “O Patriota”, do artista Vinicio Queiroz, e às 18h a apresentação da Bateria Show Acadêmicos de Venda Nova. O “Cortejo Carnavalesco” do bloco “Vejo Flores em Você” volta à programação no domingo, dia 21, com saída da R. Vitória da Conquista, s/nº, no bairro Apolônia, às 14h30.

Atividade Virtual “Negritudes em Foco – Série de Entrevistas” acontece até o dia 24 de abrilcom a realização de entrevistas na Web Rádio Griot (Angelo Dias). Entre os entrevistados(as) Carol Mamedes, Chellz Tapayó, Cláudia Flores, Evandro Nunes, vini Lellis, Stella Soares, Marcus Carvalho, Raniele Barbosa, Sérgio Pererê e Vinicio Queiroz. Os bate-papos são exibidos pelo Youtube do Festival Ponta a Pé Cultural e publicados sempre às 10h.

A curadoria desta edição norteou as escolhas artísticas tendo como base o tema “Periferia das Artes”, integrando em sua programação artistas e agentes culturais cujas criações são caracterizadas por sua excelência artística, pela capacidade de promover reflexões acerca de nosso atual contexto histórico, cultural e político, bem como por retratar em suas obras a pluralidade social, lançando luz a histórias protagonizadas por pessoas comuns, que se encontram não só em margens territoriais, mas também às margens das políticas sociais, culturais e econômicas.

A entrega do Prêmio Arte e Sociedade, destinado a artistas e grupos atuantes e localizados na regional Venda Nova, também já está virando uma tradição do festival, que premia, neste ano, uma iniciativa local com R$3.000,00 (três mil reais), sendo o trabalho vencedor decidido pelo próprio público do festival.

A 11ª edição do festival é um projeto realizado pela Cóccix Companhia Teatral com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio de patrocínio da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S.A.

Sobre o festival

Idealizado pela Cóccix Cia. Teatral no ano de 2008, o festival Ponta a Pé Cultural é um projeto caracterizado como instrumento de descentralização cultural e de fortalecimento das bases de produção dos artistas e grupos atuantes em territórios periféricos da cidade de Belo Horizonte.

Sobre o Grupo: Cóccix Companhia Teatral

A Cóccix Companhia Teatral é um grupo independente e sem fins lucrativos. Sua sede é localizada no bairro Minas Caixa, região de Venda Nova, em Belo Horizonte. Criada no ano de 2006, a Cia. Cóccix completará, em agosto de 2024, 18 anos de existência/resistências. Em comemoração, o grupo realizará uma série de ações culturais, envolvendo lançamento de documentário, temporada de espetáculo, oficinas e outras ações ao longo do ano.

Em sua trajetória, a Cia. Cóccix desenvolveu diversos projetos artísticos caracterizados pela capacidade de promoção e descentralização da cultura e da arte na cidade de Belo Horizonte e no Estado de Minas Gerais, tais projetos são também marcados por promover requalificação técnica de agentes culturais, programações artísticas capazes de gerar fruição e reflexões sobre o papel do sujeito histórico, desde o contexto da comunidade local, até uma realidade social consciente, ampla e diversa. Sinara Teles e Rogério Gomes são idealizadores do grupo e atualmente desenvolvem a gestão da Cóccix Cia. Teatral.

SERVIÇO | 11ª Edição Festival Ponta a Pé Cultural

4 a 24 de abril de 2024

Programação completa e informações

www.coccixcompanhiateatral.com.br

Instagram: @coccixcompanhia

YouTube: https://www.youtube.com/c/festivalpontaapecultural

Facebook: @coccixteatral

By Nimai Dasa

Nimai Dasa profissional formado em Comunicação Social e atua como jornalista a mais de 15 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *