Zeladoria do Planeta promove caminhada ecológica neste domingo, no Parque Serra do Rola Moça

A Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta promove, no dia 15 de maio (domingo), uma caminhada ecológica pelo Parque Serra do Rola Moça, no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. A concentração vai ocorrer no Centro Integrado de Operações, na região do Barreiro, com largada às 7h. A participação é aberta também para ciclistas e corredores. As inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, por meio dos grupos de WhatsApp: basta adicionar o número da ONG (31) 98772-6896 ou enviar um e-mail para [email protected], solicitando a participação do evento.

Foto: Divulgação Imprensa 

anúncios

A caminhada, realizada em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), terá cerca de 13 km (ida e volta). “Do Barreiro, nós vamos subir até o Mirante das Três Pedras e, na sequência, seguimos para o Mirante do Planeta, pegando a estrada do parque com acompanhamento de batedores do IEF e da PMMG”, informou Fernando Benicio, diretor-presidente da ONG. A ação vai contar, ainda, com a distribuição gratuita de água e sucos aos participantes.

A iniciativa é uma forma de valorizar e incentivar a preservação do patrimônio natural do estado. “O parque tem vários problemas ambientais, como acidentes e queimadas. Queremos repetir essa ação em outras unidades de preservação ambiental”, destaca Benicio. Para despertar o cuidado com o meio ambiente, a ONG também vai promover o plantio de mudas nativas da mata Atlântica e do cerrado para cada pessoa que participar do evento. Caso a pessoa vá de carro, serão plantadas cinco mudas por veículo, como forma simbólica de compensar a emissão de CO2. As mudas serão plantadas em novembro.

Além da caminhada ecológica pelo parque, o evento encerra com a inauguração de um jardim de esculturas, produzidas pelo artista plástico mineiro Leandro Gabriel. As obras foram doadas pelo artista à Zeladoria do Planeta, que, por sua vez, fez a doação ao Parque Estadual Serra do Rola Moça. A inauguração será realizada em frente ao centro de visitantes do Parque do Rola Moça, às 10h. Ao todo, serão 22 esculturas instaladas em diversos pontos turísticos do parque. “Gabriel é um dos grandes artistas mineiros do último século”, avalia Benicio.

A ONG Zeladoria do Planeta é uma entidade ambientalista, fundada em 2001, com sede em Belo Horizonte. A instituição, parceira da Coca-Cola FEMSA Brasil, promove eventos, campanhas, cursos, projetos de capacitação e concursos de cunho ambiental, além de trabalhar na criação de centros de educação ambiental.

Por Redacao

.

Terceira edição do Território Arte Urbana abre convocatória para mostra de intervenções artísticas

Autobiografia: escrever sobre você mesmo