Videolaparoscopia 4K com fluorescência amplia nitidez e segurança em procedimentos cirúrgicos

Rede Mater Dei de Saúde investe em equipamento que permite equipe médica ‘enxergar’ melhor a anatomia do paciente durante operações ortopédicas, ginecológicas e urológicas

A Rede Mater Dei de Saúde BH acaba de investir em um novo equipamento que auxilia nos processos de cirurgias – a torre de videolaparoscopia 1688 AIM 4K. A nova tecnologia auxilia os médicos na visualização da anatomia do corpo do paciente que vai passar pela intervenção, devido a uma maior qualidade de imagem, mais detalhes e uso de fluorescências. Esses detalhes ajudam a equipe médica a enxergar com maior nitidez e precisão órgãos e vasos sanguíneos. Todos esses recursos melhoram a performance e o pós-operatório do paciente, garantindo melhor recuperação e qualidade de vida.

Segundo o diretor Médico da Rede Mater Dei, Felipe Salvador Ligório, a máquina possibilita ao médico a visualização de uma imagem com mais qualidade e grande precisão de detalhes. “O aparelho conta com um controle de luz que fornece múltiplas possibilidades de ajuste, de acordo com o procedimento que será realizado, como uso de contraste, escala de cinza para melhor destaque da fluorescência, luz branca, entre outras. Tudo isso assegura ao cirurgião maior precisão para realizar o procedimento, minimizando os possíveis impactos e evitando complicações que, eventualmente, possam ocorrer”, explica.

anúncios

A torre de videolaparoscopia 4K está sendo usada, inicialmente, em procedimentos cirúrgicos ortopédicos, ginecológicos e urológicos – colorretal e geral. “Entre os maiores benefícios para os profissionais, estão a imagem em melhor qualidade e uma melhor visibilidade da área a ser trabalhada, com detalhes mais nítidos de cada órgão e dos vasos sanguíneos, principalmente pela possibilidade de usar a fluorescência. Isso aumenta consideravelmente a segurança e a eficácia dos procedimentos”, acrescenta Ligório.

Fluorescência – O uso de fluorescência em cirurgias tem sido cada vez mais adotado, buscando melhores resultados durante e após os procedimentos. Ela é produzida por um contraste aplicado no paciente de forma intravenosa e transportado pelo corpo pela proteína do plasma sanguíneo. Quando chega ao local do procedimento cirúrgico, esse contraste é estimulado e ativado pelo feixe de luz gerado na torre 1688 4K, que ao mesmo tempo captura a imagem fluorescente dos tecidos no local da cirurgia, revelando a perfusão sanguínea nos tecidos em tons verdes, assim como toda a estrutura anatômica do paciente, possibilitando ao cirurgião enxergar com muito mais assertividade. Vale lembrar que o contraste não é visível a olho nu. Ele só pode ser capturado pelas câmeras da Torre 4K Stryker.

Na Rede Mater Dei, a fluorescência já era utilizada em procedimentos no Robô DaVinci Xi, mas agora foi incorporada aos procedimentos que usam a torre de vídeo. “Buscamos estar sempre na vanguarda da tecnologia, adquirindo novos equipamentos e técnicas, que podem aumentar a precisão e segurança das cirurgias, levando a um menor tempo no procedimento, menor risco de complicações e melhor recuperação para nossos pacientes”, conclui Felipe Salvador Ligório.

 

Sobre a Rede Mater Dei de Saúde

Somos uma Rede de Saúde completa, com 41 anos, tendo o paciente no centro de tudo e ancorada em três pilares: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como garantidora da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa. Nossos serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. Estamos em expansão levando para mais pessoas o Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher sendo relevantes e geradores de valor para a sociedade a qual estamos inseridos. Fazendo a diferença na vida das pessoas, oferecendo mais que tratamento, diagnósticos e medicina preventiva. Tudo pra você ficar bem.

Minas Gerais: Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Betim-Contagem, Hospital Santa Genoveva e CDI Imagem

Bahia: Hospital Mater Dei Salvador (inauguração em breve)

anúncios

Goiás: Hospital Premium

Pará: Hospital Porto Dias

 

Centro Universitário Una e Gama Academy firmam parceria para estimular o ecossistema de tecnologia em Minas Gerais

É O Tchan lança música e desafio com exclusividade no Kwai