Verdemar debate inclusão de PCDs no mercado de trabalho ao lado de pesquisadores internacionais em evento dedicado ao tema

Discussão sobre os desafios da inclusão de pessoas com deficiência será apresentado na III Jornada Internacional da Inclusão, que ocorre nos dias 3 e 4 de dezembro na PUC Minas

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado, anualmente, em 3 de dezembro. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 24% (45 milhões de pessoas) dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Apesar da importância e obrigatoriedade legal, a inclusão deste grupo no mercado de trabalho formal ainda é pequena. Apenas 403.255 estão empregados, o que corresponde a menos de 1% das 45 milhões de pessoas com deficiência no país.

Segundo a Lei de Cotas (Lei nº 8213/1991), se uma empresa tem entre 100 e 200 empregados, 2% das vagas de trabalho devem ser garantidas a beneficiários reabilitados e pessoas com deficiência. O Verdemar é um exemplo entre as empresas que promovem a inclusão de pessoas com deficiência. A rede de supermercados possui, atualmente, em seu quadro de funcionários, cerca de 210 pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, múltipla e mental), em cargos diversos, funções operacionais e gerenciais. Também foi a primeira empresa a incluir portadores de transtornos mentais em MG.

O projeto ‘Inclusão como Valor’ estrutura diversas ações da empresa para promover a inserção destes grupos. Para o Superintendente de Recursos Humanos, Leandro Souza de Pinho, não se trata de cumprir uma obrigatoriedade legal, mas de oportunizar, a um grupo social estigmatizado, a emancipação. “Por meio do trabalho, as pessoas se reconhecem e ampliam a sua qualidade de vida Reconhecemos muitos talentos e temos orgulho de tê-los em nosso quadro de funcionários. São pessoas motivadas e comprometidas. E isso faz muita diferença”, afirma.

anúncios

O projeto “Inclusão como Valor” será um dos destaques na III Jornada Internacional da Inclusão: desafios e soluções para o trabalho inclusivo. O evento é realizado pela PUC Minas e acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40), Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A iniciativa contará, também, com palestras de pesquisadores de renome internacional.

Na oportunidade, o Superintendente de Recursos Humanos do Verdemar será um dos convidados do Painel Temático 1 “Da educação para o trabalho – os desafios das pessoas com deficiência”, no dia 3, às 9h30. Leandro Souza de Pinho dialogará sobre o tema juntamente com professor doutor Borja Jordan de Urríes, da Universidade de Salamanca.

Sobre III Jornada Internacional da Inclusão

A proposta da III Jornada Internacional da Inclusão é apresentar, ao público, experiências nacionais e internacionais sobre a importância da inclusão profissional das pessoas com deficiência, considerando a importância da educação para seu desenvolvimento e transição para o mundo do trabalho; discutir a inclusão na perspectiva de empresas que desenvolvem programas voltados para este público, bem como a partir da utilização de tecnologia assistiva pelas pessoas com deficiência, e debater sobre os caminhos para uma empresa ser inclusiva sob a ótica da gestão de pessoas, da liderança e das políticas públicas.

Serviço: III Jornada Internacional da Inclusão: Desafios e Soluções para o Trabalho Inclusivo

Data: 3 e 4 de dezembro

Local: Auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40), Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte/MG.

Valor dos painéis temáticos: R$ 15,00

anúncios

Inscrições: https://www.sympla.com.br/iii-jornada-internacional-da-inclusao-desafios-e-solucoes-para-o-trabalho-inclusivo__666672

Joubert Oliveira

Written by Helio Paulo

Centerminas terá vantagens para todos os públicos na Black Friday

Minas Shopping celebra “Dia de Ação de Graças” com apresentação do coral Black to Black