Usina Coruripe é reconhecida internacionalmente pelos resultados em segurança do trabalho

Companhia foi a vencedora regional das Américas na categoria “Inovação em Segurança”

A Usina Coruripe, uma das maiores do setor sucroenergético no país, foi vencedora regional das Américas no prêmio “DuPont Safety & Sustainability”, considerado um dos mais importantes do mundo nas áreas de segurança, sustentabilidade e gestão de operações. A companhia foi reconhecida, na categoria “Inovação em Segurança”, pelo case “Segurança como valor para transformar a cultura corporativa”, que apresentou a evolução do programa Zero Acidente Sempre. A premiação internacional, realizada no dia 4 de março, reconhece as melhores práticas de empresas que priorizam a segurança dos seus colaboradores.

Lançado em 2002, o prêmio DuPont Safety & Sustainability é bienal e atrai projetos de indústrias de diversos países, entre eles França, Alemanha, Itália, Cazaquistão, Arábia Saudita, Turquia e Emirados Árabes Unidos. É considerado benchmark da indústria e amplamente reconhecido para “operações limpas, verdes e enxutas”. Em sua 14ª edição, o prêmio reconhece empresas que foram inovadoras em sua abordagem para salvar vidas, proteger o meio ambiente e melhorar as operações. Além disso, a premiação posiciona as companhias vencedoras na liderança de ações relacionadas a segurança, sustentabilidade e gestão de operações, além de servir de inspiração para outras empresas.

O programa “Zero Acidente Sempre” foi desenvolvido pela Coruripe em 2013, com o objetivo de traçar as melhores estratégias para reduzir o número de acidentes na empresa. Com a iniciativa, a companhia realizou um amplo trabalho para mudança comportamental dos colaboradores, buscando promover atitudes seguras e preparando as lideranças para ajudar as equipes. Com o programa, foi possível reduzir o número de acidentes com afastamento em 95%, passando de 409 por ano (em 2012) para 20 (em 2020). “É com muita satisfação que recebemos essa premiação da DuPont, que confirma nossas ações direcionadas à segurança dos nossos colaboradores. Temos o compromisso com a saúde e bem-estar daqueles que trabalham conosco e esse valor está presente em nossa atuação no mercado”, afirma o presidente da Usina Coruripe, Mario Lorencatto.

anúncios

Segundo ele, desde 2013, foram desenvolvidas iniciativas de treinamento, aperfeiçoamento profissional e comunicação para o fortalecimento do Zero Acidente Sempre. “Com a redução no número de acidentes, além do bem-estar das pessoas, que é nosso principal objetivo, aumentamos nossa produtividade e reduzimos despesas, registrando uma economia de R$ 35 milhões”, complementa.

RecordTV Minas e Drogaria Araujo se unem em ação para celebrar os 115 anos da rede de drogarias

Diretora Adelia Sampaio será homenageada em edição online do Santos Film Fest, que divulga programação formativa