A volta às aulas deste segundo semestre será cheia de novidades para os alunos do UniBH, no Campus Buritis. No dia 10 de agosto, os alunos vão encontrar no prédio Veredas um espaço criado em parceria com o GUAJA, um conhecido Café-Coworking do bairro Funcionários, em Belo Horizonte. Batizado de guaja.campus, a proposta é ter espaço (fotos) para encontros e palestras, um honest market – conceito de consumo com autoatendimento – e uma cozinha coletiva.

 

A iniciativa faz parte da comemoração dos 20 anos da graduação de Arquitetura e Urbanismo da universidade e integra-se com o projeto Cidade UniBH, em que o Campus abre as portas para parcerias com intuito de servir a comunidade e ser base prática no estudo dos alunos. De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Flávia Papini, os alunos encontrarão o espaço da parceria com o GUAJA todo pronto, com exceção da cozinha. Prometendo ser o coração que vai fazer essa estrutura pulsar, será promovida uma maratona de 24h com os estudantes de arquitetura e urbanismo, tipo um “archathon”, nos dias 19 e 20 de agosto. Eles formarão times e disputarão ter seu projeto aplicado na cozinha. “O maior intuito dessa parceria é que o aluno viva o campus, assim como conceito que há no GUAJA, de viver o espaço”, explica Flávia.

 

O GUAJA surgiu há quase uma década por iniciativa do arquiteto Lucas Durães. Com isso, o café-coworking, além de ser um dos lugares mais descolados da cidade para trabalhar e fazer reuniões, é conhecido por ser um ponto de encontro de arquitetos e urbanistas. Segundo Durães, o “GUAJA existe para reinventar a relação das pessoas com o trabalho, o tempo livre e a cidade, com o objetivo de estimular o empreendedorismo, sonhos e propósitos de vida”, conta.

 

Para o diretor do UniBH, Eduardo França, o ensino superior vai muito além de livros e sala de aula. “Trazer o GUAJA para dentro do campus reforça o conceito que o UniBH acredita e coloca em prática: ser também um “hub” de ideias, projetos e espaços criativos como toda cidade moderna oferece”, explica.

 

Manhãs de criatividade e noites de casos perdidos

 

Nada melhor do que aprender com os erros dos outros. Para futuros empreendedores, isso pode representar economia de tempo e dinheiro. Com isso, a parceria que fez nascer o guaja.campus também promoverá encontros e palestras com profissionais que já aprenderam muito na prática e com os próprios erros. Para os próximos 12 meses foi firmada uma parceria com a marca Creative Mornings, onde uma vez ao mês acontece um encontro global, gratuito, em que as pessoas se reúnem para tomar um café, assistir uma palestra e compartilhar histórias – um movimento iniciado em Nova Iorque, em 2008. Por aqui, os encontros matinais serão no GUAJA.

 

Outra marca parceria é a Fuck Up Nights, no mesmo estilo de reunir o pessoal para compartilhar experiências, neste caso, o evento é à noite, com uma cervejinha e muitos casos de fracasso. Este projeto já está presente em 62 países e chegará à BH pelas mãos do UniBH e guaja.campus com quatro eventos trimestrais no campus Buritis.

 

By Nimai Dasa

Nimai Dasa profissional formado em Comunicação Social e atua como jornalista a mais de 15 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *