Una se torna parceira da prefeitura de Contagem na luta contra a violência doméstica

Mulheres encaminhadas pelo espaço Bem-Me-Quero terão assistência jurídica e psicológica no Centro Universitário

Um levantamento da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres de Contagem mostrou que entre 2018 e 2020, somente no município de Contagem, mais de 12 mil boletins de ocorrências foram registrados por mulheres vítimas de violência doméstica. Diante dessa realidade, o Centro Universitário Una, integrante da Ânima Educação, firmou um acordo de cooperação com a Prefeitura de Contagem para acolher, apoiar e orientar mulheres em situação de violência física e psicológica.

 

O programa é voltado para mulheres com renda inferior a dois salários mínimos. As interessadas devem procurar o espaço Bem-Me-Quero, em Contagem, que fará os encaminhamentos para a Una para atendimentos nas áreas jurídica e psicológica. O espaço fica na rua José Carlos Camargos, 218, no Centro de Contagem e funciona entre 8h e 17h. O telefone para contato é o (31) 3352-7543.

anúncios

 

Segundo o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Una Contagem, João Pedro Rabelo Lamas, desde o primeiro momento as mulheres têm o acompanhamento dos alunos e estagiários da Una, orientados por professores, mediante a autorização prévia das assistidas, que atuam de forma acolhedora e efetiva cuidando e mostrando para a vítima cenários possíveis e saídas de situações de violência e opressão.

 

“O projeto recebeu rapidamente muitas inscrições e nossos alunos, alunas, e professores estão muito empenhados nele. Diversos estudos e levantamentos mostram o aumento da violência doméstica durante a pandemia. Devido a esse contexto social é eminente a necessidade de nos envolvermos na defesa de quem está em situação de muita vulnerabilidade. Aqui, a gente ouve histórias de luta, garra, vontade de viver e superação. O objetivo é amparar essas mulheres e ajuda-las a se reerguerem, para que possam assumir o protagonismo de suas vidas”, diz.

Serviço: Atendimento jurídico e de psicologia clínica
Atendimentos: Segunda à sexta-feira
Horário: 08h às 17h
Contato: (31) 3352-7543.
Local de triagem: Espaço Bem-Me-Quero
Endereço: rua José Carlos Camargos, 218, Centro, Contagem.

Canais de denúncia que podem ser acionados a qualquer momento:

Polícia Militar: 190

Central de Atendimento à mulher: 180

anúncios

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.

Por Redacao

.

Una Linha Verde recebe doações de alimentos para fazer marmitas

Cemig e Polícia civil realizam Operação de combate aos gatos de energia na RMBH