Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos Pet (Abinpet), o Brasil é considerado o terceiro maior país do mundo, com cerca de 140 milhões de animais de estimação, sendo o Brasil uma força crescente no setor veterinário. Só entre cães e gatos, existem cerca de 78 milhões. Nesse contexto, a Una Linha Verde, entidade da Anima Educação, deu início à implantação do maior hospital veterinário da zona norte de Belo Horizonte, que ocupa uma área de 1.800 metros quadrados e conta com infraestrutura completa.
“Animais de estimação fazem parte de um grande número de famílias brasileiras. Com a pandemia, manter animais de estimação em casa tornou-se uma forma de acabar com a solidão. Essa realidade tem aumentado o número de adoções em períodos de isolamento social. Do atendimento clínico geral aos especialistas, preocupações sobre sua saúde Tornou-se uma coisa muito importante. Para atender a essa demanda, o Hospital Norte Ecora oferece serviços de rotina animal, cirúrgico e laboratorial, não só para pequenos animais, mas também para animais de grande porte ”, enfatizou a coordenadora do Curso de Veterinária da Linha Verde do Una, Marina Greco.
O complexo poderá atender diariamente a mais de 120 animais de grande e pequeno porte, tanto clínico quanto cirúrgico. A estrutura terá recepção e recepção específica de tutores e animais; amplo laboratório de autópsia; laboratório clínico; departamento de diagnóstico por imagem; hospitalização; farmácia para armazenamento de medicamentos e necessidades diárias; enfermaria cirúrgica; grande departamento de animais com cavalos, gado e ruminantes; hipoterapia e treinamento equestre; canis; espaços de convivência adequados para gatos; ala administrativa; fornecer às equipes técnicas instalações de conforto médico com quartos, etc.
Para Bruno Antunes, chefe do departamento da Linha Verde, viver em um ambiente completo e profissional permite que os alunos adquiram experiência no comportamento profissional com animais e desenvolvam habilidades e senso de segurança. “Um estudante de Medicina Veterinária necessita de infraestrutura que permita a realização de práticas específicas ou integradas e a vivência da rotina clínica, cirúrgica e laboratorial. Por isso, a unidade iniciou neste semestre as obras do Hospital Veterinário, com previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2022”, diz. O Hospital irá ofertar serviços veterinários na parte clínico, cirúrgica, laboratorial, de imagem e outras especialidades para cães, gatos, pets exóticos, equinos e ruminantes.
Cat Friendly
Demonstrando mais um resultado do posicionamento amigo do animal de estimação e do contínuo investimento da instituição no setor veterinário, a Una Linha Verde inaugurou um espaço Cat Friendly. A área de 40 metros quadrados é utilizada para receber gatos abandonados e vítimas de maus-tratos, promover um ambiente de interação com o ser humano e facilitar sua adaptação familiar e posterior adoção.
“A popularidade dos gatos está aumentando. Segundo a Abinpet, o número de gatos na família cresce a uma taxa anual de 8%. No entanto, o número de gatos que vivem nas ruas também é muito grande, aumentando exponencialmente nos centros urbanos. A Una Linha Verde desenvolve diversos projetos sociais que beneficiam esses bichinhos, como o Neonato, que oferece abrigo para gatos e cadelas gestantes e é recomendado para adoção em feiras ”, enfatizou Marina Greco.
O Cat Friendly Space também visa criar uma maior interação entre humanos e animais e tem benefícios terapêuticos. “Viver com a vulva no ambiente de trabalho pode levar a melhor desempenho, menos estresse e mais motivação. A terapia assistida por animais ou terapia animal é uma iniciativa do currículo de psicologia e fisioterapia, inclusive por meio do contato com animais. Reeducar fisicamente os humanos, social e emocionalmente, o Una é a primeira instituição de ensino que aceita animais de estimação no país ”, finalizou a professora.