Una inaugura Centro Médico Veterinário de referência em Contagem

Nova estrutura fará cerca de 250 atendimentos por mês, tanto de cunho social quanto do público em geral

A partir do dia 12 agosto Contagem contará com uma estrutura de ponta para o cuidado de animais de pequeno e grande porte. A data marca a inauguração do Centro Médico Veterinário da Una Contagem, instituição integrante do ecossistema Ânima, que oferecerá um rol completo de procedimentos clínicos e cirúrgicos. O espaço será dedicado tanto ao atendimento de cunho social quanto da iniciativa privada.

 

A previsão é a de que o Centro Médico Veterinário faça, em média, 250 atendimentos por mês, número relevante em uma região que carece desse tipo de serviço. Tendo como pano de fundo os 14 anos de parceria entre a Una e a cidade de Contagem, foi firmado um convênio com a prefeitura, que terá uma cota mensal de atendimentos direcionada a tutores impossibilitados de arcar com o acolhimento especializado para seus animais.

anúncios

A administração municipal, por exemplo, poderá indicar animais em situação de abandono ou vulnerabilidade para castração, dentre outras intervenções que contribuirão para políticas públicas de controle de zoonoses. O Centro será direcionado também para o atendimento do público em geral, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h. No período noturno os atendimentos serão voltados para as aulas práticas do curso de Medicina Veterinária.

 

Tatiane Puiati, diretora da Una Contagem, avalia que, ao longo de 14 anos, houve um crescimento consistente das atividades acadêmicas do centro universitário na cidade. “O Centro Médico Veterinário faz parte da evolução da Una desde que chegou em Contagem, sempre pautada pela qualidade acadêmica e pelo compromisso social. Fico muito feliz em fazer parte desta história, um dos mais belos capítulos dos 60 anos da Una em Minas Gerais”, comemora. A diretora ressalta o currículo integrado da unidade, “que ultrapassa a sala de aula e possibilita aos estudantes soluções transformadoras para o mundo do trabalho e para toda comunidade contagense”.

 

Teoria e Prática

 

Além de equipar Contagem com um espaço de referência, a Una oferecerá um moderno modelo acadêmico para os 450 alunos do Curso de Medicina Veterinária da unidade, cujas atividades se iniciaram há quatro anos. Os estudantes poderão exercitar os conhecimentos adquiridos em procedimentos cirúrgicos, atendimentos clínicos e internações.

 

anúncios

“É muito importante essa integração entre teoria e prática. Oferecer um conhecimento associado resulta em uma formação completa. Com o Centro Médico Veterinário conseguiremos propiciar aos estudantes todo o ciclo de aprendizado, fazendo com que eles saiam da faculdade prontos para o mercado de trabalho”, avalia Gabriel Costa, coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Una Contagem e responsável técnico do Centro Médico Veterinário.

 

Estrutura

 

anúncios

A nova unidade contará com infraestrutura de última geração, com três consultórios e um centro cirúrgico. Além disso, foram instalados equipamentos de diagnóstico por imagem, com aparelho de ultrassonografia e radiologia digital. Aparelhos de anestesia inalatória, dentre outras ferramentas, completam o quadro tecnológico do Centro Médico Veterinário.

 

Durante a inauguração, será assinado um contrato para construção de um laboratório que funcionará integrado ao centro. Ele terá capacidade de fazer qualquer tipo de exame, como bioquímico, de sangue, fezes, urina e análise de tecido. “Essa parceria agregará valor ao nosso atendimento, pois possibilitará ao tutor ter tudo o que precisa em um só lugar”, acrescenta Gabriel Costa.

 

O Centro Médico Veterinário oferecerá atendimento completo, do diagnóstico à cirurgia, a animais de pequeno porte, como cães e gatos, e atendimento clínico a animais de grande porte, como equinos e bovinos. Segundo o responsável técnico pelo centro, os procedimentos mais recorrentes em unidades do tipo são castração, tartarectomia (limpeza de tártaro) e atendimento a animais com algum problema infectocontagioso, caso da leishmaniose e parvovirose.

 

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.

Por Redacao

.

Extra lança campanha “Põe na Lista” com base no comportamento dos clientes

Projeto Música nas Escolas lança canal no YouTube e perfil no Instagram