Tenha uma boa noite de sono: a importância de uma boa noite de sono

O corpo executa as principais funções de recuperação do corpo durante o sono, como reparação de tecidos, crescimento muscular e síntese de proteínas. Durante este período, ele pode repor energia e regular o metabolismo, que é um fator importante na manutenção da saúde física e mental. Portanto, uma boa noite de sono é um hábito e deve fazer parte do dia a dia de todos.

Os especialistas recomendam uma média de 8 horas de sono por dia sem serem incomodados. Esse número pode variar de acordo com a idade de cada pessoa e suas necessidades de desenvolvimento físico, conforme mostrado na figura.

anúncios

Os adultos precisam de 7 a 8 horas de sono de alta qualidade todos os dias;
Os adolescentes precisam dormir cerca de 8 a 10 horas por dia;
As crianças precisam de 9 a 13 horas de sono todos os dias;
Os bebês precisam dormir de 12 a 16 horas por dia.

Estágio de sono

Dormir bem não significa apenas dormir bem. É importante dormir bem para que se sinta descansado ao acordar. A hora de dormir regular também é um fator importante no desenvolvimento de bons hábitos noturnos.

De acordo com os estágios listados abaixo, seu tempo de sono pode beneficiar o ciclo completo de sono do seu corpo.

1 – No primeiro estágio, a pessoa está adormecendo – na área entre estar acordada e adormecer. Nesse momento, o cérebro funciona irregularmente, o corpo relaxa e a respiração fica mais lenta.

2 – O sono leve começa no segundo estágio, quando a temperatura corporal e a frequência cardíaca cairão.

3 – No terceiro estágio, as ondas cerebrais diminuem e a pessoa entra em sono profundo.

4 – O quarto estágio ocorre neste momento inconsciente. O corpo libera o hormônio do crescimento, o tecido é restaurado e o corpo reabastece a energia que consome.

5 – No quinto estágio, a pessoa começa a sonhar. O cérebro acelera novamente seu funcionamento e realiza algum tipo de limpeza da memória, retendo informações importantes recebidas durante o dia.

Tenha uma boa noite de sono e viva uma vida saudável

anúncios

De modo geral, um tempo adequado de sono de qualidade pode trazer muitos benefícios à saúde do corpo. Ao fortalecer o sistema imunológico, liberando alguns hormônios e consolidando a memória, uma boa noite de sono pode ajudá-lo a:

– Mantenha um peso saudável;
– Reduza o risco de doenças como diabetes e doenças cardiovasculares;
– Menos doente
– Aliviar a pressão;
– Melhorar o humor e as habilidades sociais;
– Focar melhor
– Evite acidentes por fadiga.

Quando as pessoas dormem o suficiente, elas não apenas se sentem melhor, mas também aumentam suas chances de ter uma vida mais saudável e produtiva.

Riscos à saúde causados ​​pela falta de sono

Se uma pessoa dorme menos de 8 horas por noite, isso vai interferir no melhor funcionamento do corpo e aumentar a chance de sofrer das seguintes doenças, como:

anúncios

Obesidade – Pessoas que dormem menos de 6 horas por noite têm maior probabilidade de ganhar peso do que aquelas que têm hábitos saudáveis ​​de sono. Crianças com sono insuficiente também têm maior probabilidade de desenvolver obesidade.

Diabetes – Sono insuficiente está relacionado ao controle insuficiente da insulina do açúcar no sangue, que pode levar ao diabetes tipo 2.

Pressão alta e outras doenças cardiovasculares – dormir apenas algumas horas por noite pode aumentar o risco de calcificação da artéria coronária, que pode levar a um ataque cardíaco. Os distúrbios do sono também estão associados a um risco aumentado de hipertensão e arritmia.

Alterações imunológicas – a falta de sono aumentará o nível de mediadores inflamatórios, o que reduzirá a capacidade do indivíduo de combater infecções.

Resfriados persistentes – dormir menos de 7 horas por noite pode triplicar a chance de sintomas de resfriados frequentes.

Transtornos mentais – Sono insuficiente também está relacionado a problemas de saúde mental, especialmente depressão. Pessoas com distúrbios do sono apresentam alto risco de depressão.

De um modo geral, a falta de sono adequado pode causar problemas de saúde, reduzir a expectativa de vida e afetar a saúde diária. Estudos mostraram que dormir apenas 5 horas ou menos em um dia aumenta o risco de morte de uma pessoa em 15%.

O que devo fazer para se ter uma boa noite de sono?

O estabelecimento de alguns hábitos durante o dia e antes de ir para a cama pode ajudá-lo a ter uma boa noite de sono.

– Crie um ambiente propício para dormir. Mantenha a sala escura e silenciosa. Há uma cama confortável.
– Tente terminar o dia algumas horas antes de ir para a cama. Termine o trabalho, volte para sua casa e tente relaxar 3 a 2 horas antes de ir para a cama.
– Evite alimentos irritantes antes de ir para a cama, como café, canela, pimentão e alimentos com muito açúcar. Eles podem atrapalhar seu sono.
– Evite atividades estimulantes antes de ir para a cama. Não se exercite vigorosamente, não assista TV ou telefone celular o tempo todo.
– Mantenha uma cama e um horário regulares para acordar. Criar uma rotina irá ajudá-lo a ter uma boa noite de sono e garantir o tempo de descanso necessário.
– Evite comportamentos de dependência, como tabagismo e abuso de álcool. As substâncias podem afetar seu sono.
– Evite cochilos prolongados durante o dia, pois eles interferirão no seu sono à noite.

Se você ainda perceber problemas de sono mesmo após seguir esses sinais, procure um neurologista, um profissional de saúde especializado em distúrbios do sono.

Por Redacao

.

Congelamento de óvulos: uma questão de planejamento familiar e planejamento pessoal

Campanha de Natal do Verdemar terá sorteio de  1 ano de compras e um  jantar com chefs Léo Paixão e Claude Troisgros