S&P Global eleva rating do Banco Mercantil

Primeiro banco da América Latina a ser certificado pela ISO 9001 e eleito melhor empresa para se trabalhar em Minas, MB registra lucro líquido 127% maior do que no ano passado

A agência de avaliação de risco Standard & Poor’s acaba de elevar o Rating Nacional do Banco Mercantil (MB) de BBB para BBB+ com perspectiva positiva. Essa elevação reflete a melhora do perfil financeiro do Banco, evidenciada pelo contínuo aumento da rentabilidade e melhoria na qualidade de ativos da Empresa,  indicadores  nos  quais o MB tem se mantido competitivo em relação aos demais players do mercado ao longo de 2019 e 2020.

Alceu Albuquerque – credito Bruno Gonzaga

Como reconhecimento de uma instituição cada vez mais sólida e confiável, a elevação do rating é motivada pelos resultados positivos e consistentes, além de forte posicionamento de capital e ativos de qualidade. Em 2019, o lucro líquido atingiu R$ 121,4 milhões, um crescimento de 127% quando comparado a 2018. Com o resultado, o retorno sobre o patrimônio líquido foi de 14,2% em 2019. Já no quarto trimestre, o lucro líquido totalizou R$ 41,2 milhões, um aumento de 194% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo o diretor financeiro e de Relações com Investidores do MB, Alceu Albuquerque, em 2019, o banco focou ainda mais na qualidade e não no volume de liberação de crédito. “Mais uma vez, os resultados foram muito positivos. O esforço para conceder crédito de melhor qualidade, assim como a melhor gestão da carteira de crédito, tem gerado resultados positivos para o banco, impactando, inclusive, na queda da taxa de inadimplência, que foi de 5,5%. Em 2018, a inadimplência do banco encerrou em 7,9%”, explica o diretor.

No estudo da Standard & Poor’s, a perspectiva positiva do rating do MB reflete o fato de que a agência de avaliação de risco acredita que o banco seguirá melhorando sua qualidade de ativos, em particular no segmento de pequenas e médias empresas. 

Além de atingir um lucro notável, o Banco ainda teve grandes conquistas no ano de 2019. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito, pelo Instituto Great Place To Work (GPTW), a “Melhor Empresa para Trabalhar em Minas” e obteve também os títulos de “Melhor Banco para Trabalhar” (categoria Bancos) e 24ª Melhor Empresa para Trabalhar, no ranking nacional do GPTW.

Standard & Poor’s

A  S&P  Global Ratings é uma agência que oferece inteligência de mercado de alta qualidade na forma de ratings de crédito, análise e artigos.

Written by Helio Paulo

Sindicado das Empresas de Factoring de Minas Gerais adota nova identidade visual

Exposição no Shopping Minascasa homenageia ícones da música mundial