Setor da construção civil premia empresas por boas práticas de combate à Covid-19

Iniciativa do Sinduscon-MG reconhece construtoras associadas que mais se destacaram em ações de prevenção à doença

Foram anunciados, nesta semana, durante o evento Fim de Tarde Virtual do Sinduscon-MG, os vencedores da 22ª edição do “Prêmio de Segurança do Trabalho”. Iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e seu braço social, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), a premiação homenageou as três construtoras com as melhores soluções práticas e econômicas para prevenção do novo coronavírus nas empresas: Construtora Castor, Emccamp Residencial e Racional Engenharia.

“O prêmio reforça que a saúde e a segurança dos trabalhadores da construção civil são nossas principais preocupações. Destaco, principalmente, a atuação das nossas empresas associadas no desenvolvimento de boas práticas de enfrentamento à Covid-19 e a importância da atividade para a economia e a geração de emprego e renda”, afirmou Geraldo Linhares, presidente do Sinduscon-MG. Eduardo Moreira, vice-presidente de Materiais, Tecnologia e Meio Ambiente do Sinduscon-MG, ressaltou a participação das empresas na premiação. “Estamos felizes com o trabalho de prevenção que elas vêm realizando. A construção civil mais uma vez mostra que é possível ter bons resultados com soluções acessíveis.”

A Construtora Castor desenvolveu um totem de álcool em gel feito de canos de PVC, que é acionado pelo pé. A solução foi criada pelos trabalhadores da empresa com material disponível nas obras, abordando duas ações importantes no combate à Covid-19: a higiene das mãos e a falta de contato com superfícies.

Além das campanhas educativas institucionais de prevenção, a Emccamp Residencial realizou a adaptação de pedais para acionar torneiras das pias e saboneteiras. Bebedouros também foram adaptados com o uso de materiais habituais das obras. De fácil reprodução em outros canteiros, a técnica pode ser utilizada em empresas de outros segmentos.

anúncios

A Racional Engenharia também foi um dos destaques da 22ª edição do prêmio. A prática vencedora foi o fornecimento de três kits de máscaras com cores para cada um dos trabalhadores. Esses kits contêm cinco máscaras de colorações diferentes para troca a cada duas horas, o que estimula o uso efetivo desse tipo de proteção dentro e fora do ambiente de trabalho.

“O objetivo da premiação foi motivar as empresas da indústria da construção, os empregadores e seus empregados a desenvolverem soluções práticas e métodos criativos que contribuam para enfrentar a emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus. Esse trabalho é essencial para consolidarmos uma cultura prevencionista nas empresas”, destacou a supervisora da Área de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher. As empresas vencedoras serão agraciadas com um certificado.

O evento contou com a participação das procuradoras do Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT-MG), Ana Cláudia Nascimento Gomes e Fernanda Brito Pereira. Em seus depoimentos, elas parabenizaram o Sinduscon-MG e o Seconci-MG pela iniciativa da premiação e as empresas participantes pelas boas práticas de prevenção à Covid-19 criadas. Todas as soluções desenvolvidas serão compiladas em uma cartilha, que será distribuída às empresas associadas das duas entidades.

Written by Helio Paulo

Feira de artesanato do Shopping Minascasa oferece opções de presentes para o Natal

O FABULOSO CIRCO DE NATAL ESTAÇÃO BH