Sesc em Minas é parceiro cultural da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Realizada de forma totalmente virtual, a edição de 2022 terá atrações em outras linguagens artísticas, além do cinema. Parceria com o Sesc tem apresentações musicais, intervenções, espetáculos teatrais e animação cultural

Mais uma vez, o Sesc em Minas reforça seu compromisso com a promoção da cultura em Minas Gerais através da parceria com a Universo Produção para a realização da 25ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. O evento acontecerá de 21 a 29 de janeiro, com programação gratuita e totalmente online na plataforma www.mostratiradentes.com.br.

Consolidada como uma das principais janelas cinematográficas da América do Sul, a Mostra de Tiradentes terá a parceria cultural com Sesc em Minas na exibição de parte da programação, expandindo suas atrações para outras linguagens artísticas, além do cinema.

anúncios

Na noite de abertura, na próxima sexta-feira (21/12), o Sesc em Minas apresenta o show da tradicional Sociedade Orquestra e Banda Ramalho, às 20h, transmitido ao vivo, diretamente do Largo da Rodoviária de Tiradentes. O grupo está em atividade desde o século XIX e representa a história musical da antiga Vila de São José do Rio das Mortes, que passou a se chamar Tiradentes.

No dia seguinte, será a vez da animação cultural com apresentações duplas da Turma do Pipoca – Grupo Entre & Vista e também do Palhaço Alegria. Eles entram no palco virtual às 10h e depois às 15h, dentro da Mostrinha – eixo da Mostra dedicada ao público infantil. No domingo (23/1), as duas atrações voltam a se apresentar nos mesmos horários.

Ainda no sábado, o teatro e as artes cênicas são destaque. Às 16h30, será transmitido o espetáculo “Aquarela, um show cênico do Grupo Maria Cutia” , da companhia belo-horizontina Maria Cutia. A peça mistura dança, música e poesia numa única narrativa.

Em seguida, às 18h, é a vez do espetáculo itinerante “Ensaio para uma serenata“, do grupo Teatro Público, que sai pelas ruas da cidade oferecendo canções populares ao público, em mais uma conexão com a tradição artística local.

anúncios

No domingo (23/1) a atração musical é o cantor e compositor mineiro Rubinho do Vale, com o show “Ser Criança”, às 16h. O repertório, apresentado com voz e violão, traz músicas que incentivam bons pensamentos, solidariedade, cidadania e respeito ao próximo, de forma bastante lúdica.

No fim de semana de encerramento, o Sesc em Minas proporciona ao público mais atrações. Além de novas apresentações Turma do Pipoca – Grupo Entre & Vista e do Palhaço Alegria, a sexta-feira terá a intervenção artística Parquear Bando, com Margô Assis, Thembi Rosa e convidados.  Realizada desde 2015 pelo Dança Multiplex em diversas cidades e festivais no Brasil e no exterior,  a proposta busca experimentar a utilização dos bambus como um dispositivo para a desaceleração, equilíbrio e composição de coreografias. A transmissão será a partir das 16h30.

anúncios

No sábado (29/1), às 16h, música e teatro voltam a se encontrar num só espetáculo com o “Showzaças“, protagonizado pelas atrizes Maria Tereza Costa e Janaina Morse, que em cena representam as palhaças Tecla e Brisa, numa história leve e divertida. Na sequência, às 18h, o renomado Grupo Trampulim apresenta “A invasão dos palhaços”, peça marcada pelo improviso, ausência de cenários e grande interação com o público.

Ao longo de todos os dias de Mostra será exibida a videoarte “A Menina Com Um Buraco Na Mão”, de Alice Cruz e Sergio Kauffmann, que conta a história de uma menina em busca de respostas sobre a sua existência na ancestralidade e no tempo que gasta junto com as coisas do mundo.

Sobre a Mostra de Cinema de Tiradentes

 

Um dos mais aguardados eventos do calendário cinematográfico nacional, a Mostra de Cinema de Tiradentes chega à sua 25ª edição em 2022, com o tema “Cinema em Transição”, que remete ao momento de muitos desafios enfrentados pela Sétima Arte no Brasil atualmente.

Realizada e idealizada pela Universo Produção, com coordenação curatorial de Francis Vogner dos Reis e curadoria de Lila Foster, Camila Vieira, Tatiana Carvalho Costa e Felipe André Silva, a Mostra terá uma homenagem especial ao cineasta Adirley Queirós.

Ao todo, serão exibidos mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, além de sub-mostras temáticas, seminários, debates e apresentações de outras linguagens artísticas, graças a essa parceria com o Sesc em Minas.

O evento estava inicialmente previsto para acontecer em formato presencial. Devido ao aumento de casos da COVID-19 nas últimas semanas, a realização será totalmente online com transmissão pela internet.

Toda a programação é gratuita. Maiores informações: www.mostratiradentes.com.br

Serviço – 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes: programação artística em parceria Sesc em Minas

Sexta-feira (21/1)

Sociedade Orquestra e Banda Ramalho

Horário: 20h às 21h

Sábado (22/1)

Turma do Pipoca – Grupo Entre & Vista

Sessão Mostrinha: 10h

Cine-Praça: 15h

Palhaço Alegria

Sessão Mostrinha: 10h

Cine-Praça: 15h

Espetáculo – Aquarela, um show cênico do Grupo Maria Cutia

Horário: 16h30

Intervenção – Espetáculo Serenata (Teatro Público)

Horário: 18h

Domingo (23/1)

Turma do Pipoca – Grupo Entre & Vista

Sessão Mostrinha: 10h

Cine-Praça: 15h

Palhaço Alegria

Sessão Mostrinha: 10h

Cine-Praça: 15h

Rubinho do Vale – Show Ser Criança

Horário: 16h

Sexta-feira (28/1)

Palhaço Alegria

Sessão Mostrinha: 10h

Intervenção Parquear Bando – Thembi e Margo

Horário: 16h30

Sábado (29/1)

Turma do Pipoca – Grupo Entre & Vista

Cine-Tenda: 10h

Cine-Praça: 15h

Palhaço Alegria

Cine-Tenda: 10h

Cine-Praça: 15h

Espetáculo Showzaças

Horário: 16h

Intervenção A Invasão dos Palhaços – Grupo Trampulim

Horário: 18h

Por Redacao

.

UFMG não exigirá passaporte de vacinação para a volta as aulas.

Neste sábado: Paralamas do Sucesso, Capital Inicial e Barão Vermelho sobem ao palco do Rockstar em Nova Lima