Senac participa do Fartura Gastronomia no Instituto Inhotim, em Brumadinho

De 29 de abril a 1º de maio, das 10h às 17h, o Senac participa da primeira edição do ano do Fartura Gastronomia, que será realizado também pela primeira vez no Instituto Inhotim, em Brumadinho. Com o objetivo discutir a internacionalização da gastronomia brasileira, o evento promoverá debates com a presença dos cinco embaixadores gastronômicos do Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty, um de cada região do país, com a mediação do chef Claude Troisgros e da especialista em pesquisa na gastronomia do Senac em Minas, Vani Pedrosa. A programação do evento contará ainda com Cozinha ao Vivo, música, mercearia com produtores locais, almoços, jantares e muito mais.

Foto: Divulgação Imprensa

“O papel do Senac na condução da discussão no evento será primordial”, destaca Vani Pedrosa. “Principalmente, no que diz respeito ao ‘Manifesto da Cozinha Brasileira’ que será assinado por 200 chefs do país e levado ao Itamaraty, para que a partir dele tenha início o processo de internacionalização da Cozinha Brasileira”, explica.

anúncios

Segundo a especialista, “a participação do Senac visa favorecer e fortalecer os programas de capacitação, para o aprimoramento dos produtos educacionais, com o objetivo de preparar a Cozinha de Minas Gerais para esse processo de internacionalização, como parte singular na Cozinha Brasileira. O momento para os mineiros é muito favorável, tendo em vista o crescimento do turismo no estado, como foco importante para visibilidade internacional dessa proposta”.

Senac no Fartura Gastronomia

O Senac é parceiro Fartura Gastronomia desde sua primeira edição, que aconteceu em Tiradentes, e integra a iniciativa com programação exclusiva. Além da participação no Fórum Internacionalização da Gastronomia Brasileira, a instituição leva ao festival chefs para as edições da Cozinha ao Vivo, uma das atrações mais aguardadas.

No dia 29, a professora da Faculdade Senac Carolina Figueira faz dobradinha com o chef e também docente Renato Lobato. Enquanto ele prepara um peixe moqueado, tsadaré com banana e paçoca, ela contextualiza sobre a comida de herança indígena. Carolina ressalta que já participou de outras edições do Fartura Gastronomia, em Tiradentes e Belo Horizonte e que está muito animada com a retomada presencial do evento em Inhotim. “Nesta Cozinha ao Vivo, o professor Renato e eu vamos discutir os hábitos e costumes da cultura indígena na formação da cozinha mineira. Não vamos tratar apenas dos ingredientes, mas sim de um sistema culinário que envolve essa alimentação, pensando também nos significados partilhados utilizados na preparação deste prato – peixe moqueado, tsadaré com banana e paçoca”.

Já no sábado, 30, quem coloca a mão na massa é o chef Marcus Monteiro. Com o tema As inspirações, os pontos de encontros e desencontros entre os doces clássicos portugueses e os de Minas Gerais, ele prepara um pão de ló com fubá e canjica. Manjar de coco e tapioca com pérola. Calda de laranja. Baru.

O Fartura Gastronomia será aberto ao público, mediante acesso ao Inhotim e sujeito à lotação, de acordo com as normas vigentes do local. Todas as atividades do Senac são gratuitas.

anúncios

Programação do Senac no Fartura Gastronomia

Cozinha Ao Vivo – Senac em Minas – Na Cozinha ao Vivo, uma das atrações mais aguardadas do Fartura Gastronomia, grandes chefs colocam a mão na massa e ensinam tudo que sabem para quem estiver presente.

Dia 29/04 – Sexta – 12h às 13h 

Tema: Comida de herança indígena – Peixe moqueado, tsadaré com banana e paçoca. Participantes: Carolina Figueira da Costa – Professora do ensino superior em gastronomia do Senac em Minas. Doutoranda da Universidade de Évora (Portugal) e Mestre pela Universidade de Coimbra (Portugal). E Renato Nogueira de Carvalho Lobato – Professor do ensino superior em gastronomia do Senac em Minas. Atua no mercado desde 1998, com passagem por diversos restaurantes no Brasil e Argentina. É especialista em confeitaria, panificação e cozinha regional.

anúncios

Dia 30/04 – Sábado – 15h às 16h 

Tema: As inspirações, os pontos de encontros e desencontros entre os doces clássicos portugueses e os de Minas Gerais – Pão de ló com fubá e canjica. Manjar de coco e tapioca com pérola. Calda de laranja. Baru. Participante: Marcus Vinicius Monteiro – Professor de gastronomia na Faculdade Senac em Minas. Atua há 20 anos, com formação em Culinária Clássica Francesa no Canadá e experiência como chef de cozinha em Londres, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Fórum Internacionalização da Gastronomia Brasileira – Encontro Cultivar

Debates com mediação de Vani Pedrosa e Claude Troisgros:

Dia 29/04 – Sexta-feira – 14h: Qual é a alma da gastronomia brasileira?

Dia 30/04 – Sábado

10h30 às 12h: A identidade de um povo por meio da sua cultura: gastronomia e arte.

14h30 às 16h: Os pilares do Brasil em Sabores: Diversidade Cultural, Criatividade, Sustentabilidade, Afeto e Inclusão Social

Dia 1º/05 – Domingo – 11h às 12h30: Criação do Manifesto MANIBA – Movimento de Alma Nacional Independente Brasileira Alimentar.

Sobre o Senac em Minas 

Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 41 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.

O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.

Serviço

Senac no Fartura Brasil no Instituto Inhotim

Quando: 29 de abril a 1º de maio, das 10h às 17h

Onde: Instituto Inhotim – Rua B, 20 Fazenda Inhotim, Brumadinho

Informações: farturabrasil.com.br/festival/confira-a-programacao-geral-do-festival-fartura-gastronomia-2022-em-inhotim/

Por Redacao

.

Evento sobre maternidade consciente marca o “Dia de todas as mães” no Shopping Cidade

Mabu Thermas Grand Resort diárias a partir de R$ 577,00 reais