Sempre um Papo doa livros para a biblioteca do projeto “História em Construção”

Mais de 200 obras de literatura adulta e infantil foram doadas

O Sempre Um Papo acaba de doar 223 livros para a Associação Artística e Cultural História em Construção, localizada na Vila Antena, no Aglomerado Morro das Pedras, em Belo Horizonte. Os títulos doados incluem ficção literária, não-ficção, poesia, fantasia e romance. Os autores vão desde clássicos da literatura brasileira, como Machado de Assis e Monteiro Lobato, passando por autores contemporâneos como Marina Colasanti, Ana Miranda e Laurentino Gomes, até grandes expoentes internacionais, como Virginia Woolf, Arthur Conan Doyle e Bernhard Schlink. 

“A doação de livros literários é uma das premissas que acompanham a missão do Sempre Um Papo, há muitos anos. Somos captadores de obras que chegam por meio de editoras e ou do público, que nos procuram, espontaneamente, para doarem seus acervos, e também realizamos ações de incentivo à doação de livros em nossos eventos. O objetivo de entregar os livros a uma biblioteca em formação é democratizar o acesso à literatura e incentivar a leitura e o conhecimento”, explica Afonso Borges, criador do Sempre Um Papo. 

anúncios

Entre os livros doados para o projeto História em Construção, estão: “O Encontro Marcado”, de Fernando Sabino, “Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes, “Nova Reunião: 23 livros de poesia – Volume 1”, de Carlos Drummond de Andrade, “Clara dos Anjos e outras histórias”, de Lima Barreto, “Nunca subestime uma mulherzinha”, de Fernanda Takai, e “Escravidão – Volume 1”, de Laurentino Gomes.

“Para nós é muito importante a existência de uma, duas, três ou mais bibliotecas no morro. E que os nossos possam criar o hábito e desfrutar dos benefícios da leitura. Os livros são uma grande ferramenta para mudança da realidade e construção. O História em Construção agradece ao projeto Sempre Um Papo por contribuir para a existência/resistência e manutenção desse espaço de leitura, conhecimento e arte dentro da favela”, diz Leonardo os Reis Lago, conselheiro fiscal e responsável pela biblioteca da Associação Artística e Cultural História em Construção.

A biblioteca da associação História em Construção está aberta ao público da comunidade, que tem acesso ao acervo de forma gratuita. 

Sobre a História em Construção

A associação História em Construção administra coletivamente um espaço cultural na Vila Antena, localizada no Morro das Pedras, em BH. Com o intuito de valorizar a identidade, a memória e o território da comunidade, o grupo promove atividades artísticas e culturais para os moradores e disponibiliza um espaço aos interessados em fazer oficinas, apresentações ou exposições.

Por exemplo, a associação criou, em 2009, o Cine Parede, projeto que oferece sessões de cinema gratuitas e ao ar livre na Vila Antena. Conheça mais sobre a História em Construção acessando suas redes sociais: Instagram e Facebook.

Sobre o Sempre um Papo – 36 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Durante a pandemia, os encontros têm acontecido em formato virtual, com transmissão pelo YouTube do projeto.

anúncios

Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

Redes Sociais: @sempreumpapo 

Por Redacao

.

BDMG firma parceria com consórcio de 31 municípios para estruturação de projeto de resíduos sólidos

Grupo Corpo abre as portas de seus ensaios para o público geral pela primeira vez