Pular para o conteúdo

Seja leve com o seu trabalho

*Por David Braga

Como profissionais e atuando dentro das empresas, precisamos orquestrar projetos, processos, pessoas e interesses muitas vezes distintos, para entregar nossos resultados e atender nossos clientes de forma cada vez mais eficiente e assertiva, não é verdade? Se num passado recente usar o termo workaholic para caracterizar quem trabalhava de forma excessiva era visto como algo positivo, hoje essa realidade é diferente. Precisamos, sim, trabalhar arduamente, mas devemos gerenciar nossa vida, uma vez que, além de pagar boletos, temos que viver de maneira sábia.

Nesse contexto, equilíbrio é uma palavra que vem sendo cada vez mais adotada por profissionais de sucesso. Saber gerenciar seu tempo diante de tantos compromissos é um ótimo caminho para buscar leveza em meio ao turbilhão da nossa vida moderna, que nos demanda a execução de muitas tarefas ao mesmo tempo agora. E ninguém melhor do que você para dar o direcionamento e definir o que é prioridade em sua vida em cada momento. Cada vez mais, com a vida passando de forma ágil na frente de nossos olhos, saber aproveitar os pequenos momentos tem sido ainda mais importante. Isso tem afetado até mesmo a retenção dos melhores talentos dentro das empresas, especialmente hoje em dia, onde o profissional escolhe onde quer trabalhar.

Isso porque empresas que não têm clima organizacional equilibrado e onde não é possível conciliar o trabalho com as demais esferas da vida, cada vez mais perderão os melhores profissionais que buscam este estilo de vida. São pessoas que querem trabalhar para entregar os resultados, mas com tempo para estar com seus filhos, pais e manter sua vida social ativa.

Já que não temos sete vidas, como popularmente acreditamos que um gato tenha, é de vital importância viver o momento presente, uma vez que o tempo não volta. Somos seres integrais e, por isso, precisamos estar bem em todas as esferas de nossa vida. É importante que você se lembre sempre que entregar todas as demandas do ambiente corporativo com leveza é também sinônimo de sucesso. Pense nisso.

*David Braga é CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países pela Agilium Group; é conselheiro de Administração e professor convidado pela Fundação Dom Cabral; além de conselheiro da ABRH MG, ACMinas e ChildFund Brasil. Instagrams: @davidbraga | @prime.talent

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓