Pular para o conteúdo

Saiba todos os detalhes sobre a vasectomia e como fazer a cirurgia pelo SUS

Você tem muitas dúvidas sobre a vasectomia no SUS, se perguntando onde pode ser feito gratuitamente, como funciona, quais as vantagens ou desvantagens e inúmeras outras dúvidas sobre o procedimento? Confira agora este artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse método anticoncepcional masculino!

O planejamento familiar é um tema que vem ganhando popularidade no Brasil. Como resultado, mais e mais pessoas estão pesquisando procedimentos que podem prevenir uma gravidez indesejada, como a vasectomia. Portanto, nos próximos parágrafos, veremos mais de perto o processo, como implementá-lo e algumas das perguntas mais frequentes. Podemos tentar tirar suas dúvidas?

O que é a Vasectomia?

A vasectomia é um método cirúrgico semipermanente de esterilização contraceptiva masculina que envolve ligar a passagem para garantir que o sêmen que eles carregam para a passagem chamada uretra esteja livre de esperma. A taxa efetiva da operação é de 99,86%. A vasectomia é um procedimento muito forte, muito simples e rápido, requer apenas anestesia local, e a esterilização masculina leva cerca de meia hora. O procedimento é procurado por homens que não desejam mais ter filhos, sendo mais seguro e menos invasivo que a esterilização feminina.

Quem pode fazer?

De acordo com a Lei 9.263/96, qualquer homem com mais de 25 anos ou que já tenha tido dois filhos pode fazer a vasectomia. Se o paciente for casado, também é necessário um documento assinado pela esposa consentindo com o procedimento.

Cirurgia de Vasectomia no SUS: É possível?

A cirurgia é exigida por todos os planos de saúde, mas poucos sabem que essa pequena cirurgia pode ser feita de forma totalmente gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Embora seja um procedimento simples e muitas vezes barato, pode ser realizado de forma totalmente gratuita pelo SUS. O Sistema Único de Saúde é um programa do governo federal mantido pelo Ministério da Saúde para prestar serviços de saúde a toda a população brasileira. Isso significa que você tem o direito constitucional a cuidados médicos de qualidade.

O SUS oferece diversos tipos de cirurgias gratuitas, e a vasectomia é uma delas. Para conseguir a cirurgia, basta seguir os passos abaixo:

  • Primeiro você deve estar com o seu Cartão SUS, pois ele é necessário para agendar qualquer consulta. Se você ainda não o tem o seu, fique calmo, basta se dirigir a qualquer posto de saúde para solicitar o CNS.
  • O próximo passo é agendar uma consulta com o urologista no posto de saúde. Lá você irá informar seu desejo de realizar a operação.
  • Por lei no Brasil a cirurgia de esterilização voluntária só pode ser feita por homens com 25 anos de idade ou superior ou que já tenha dois filhos. Caso o paciente seja casado, também é exigido um documento assinado pela esposa dando o consentimento.
  • Se você preenche todos os requisitos, o médico ainda vai lhe pedir que você aguarde 60 dias antes de realizar a operação. Este tempo serve para que você e sua família pensem bastante nesse assunto para poder ter certeza de que quer prosseguir.
  • Passado este período, o médico irá solicitar os exames pré-operatórios para analisar suas condições físicas para realizar a cirurgia de vasectomia.

Se não houver obstáculo, o paciente será colocado em uma lista de espera. Os tempos podem variar muito e é impossível dizer quanto tempo você precisará para agendar sua cirurgia. Depende muito do número de filas da sua cidade e da infraestrutura que ela oferece. No entanto, como é um procedimento simples, você provavelmente não terá que esperar tanto.

O procedimento é muito simples, é realizado apenas com anestesia local e não requer internação. O procedimento pode ser realizado em qualquer hospital ou ambulatório com urologista para esse fim. Para realizar esta operação, são necessárias apenas duas pequenas incisões. O procedimento dura até trinta minutos, e o paciente pode ir para casa no mesmo dia para repouso pós-operatório.

A cirurgia é indolor, e a recuperação após a cirurgia costuma ser totalmente indolor e sem grandes dificuldades. Bolsas de gelo e aparelhos escrotais são recomendados apenas para essa área. Após a cirurgia, os testículos continuarão a produzir esperma. No entanto, eles não passarão pelo canal. Com o tempo, seu corpo percebe o grande acúmulo de espermatozóides e para de produzi-los. Com o tempo, aqueles que já estão em seu corpo morrem e são reabsorvidos pelo sistema imunológico.

Sete dias após o procedimento, a paciente pode ter relações sexuais novamente, dando tempo suficiente para que o cateter cicatrize sem problemas de pressão. No entanto, é recomendável esperar cerca de 60 dias antes de fazer sexo sem camisinha.

Vantagens e desvantagens

Vantagens:

  • É um método contraceptivo completamente seguro e eficaz.
  • Maior controle sobre a natalidade.
  • É permanente.
  • É uma intervenção cirúrgica muito simples, dura cerca de 15-20 minutos e é realizada sob anestesia local, com poucos efeitos colaterais.
  • Não interfere no libido nem as relações sexuais.

Desvantagens:

  • Leva vários meses para ser totalmente eficaz.
  • Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. A utilização da camisinha não é só importante como método contraceptivo, mas também para evitar doenças.
  • É um método semi-permanente. Para voltar a ser fértil novamente, é necessário passar por uma intervenção cirúrgica complicada.

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓