Mais de 10 Opções de Restaurante Italiano em Belo Horizonte

Belo Horizonte é muito famosa por suas diversas opções de bares, mas o que poucas pessoas sabem é que a cidade também oferece excelentes possibilidades de restaurantes típicos italianos. É sempre muito bom poder apreciar e compartilhar das nossas experiências gastronômicas, e isso se torna ainda mais prazeroso quando conhecemos os restaurantes ideais.

Para você, apreciador da culinária italiana, fizemos uma seleção de mais de dez dessas incríveis casas na cidade de Belo Horizonte. Aproveite para baixar o aplicativo do Duo Gourmet! A assinatura é válida para os melhores restaurantes do Brasil. Cliente Duo Gourmet pede um prato principal e seu acompanhante ganha outro! Esperamos que goste das nossas dicas e aproveite muito os bons momentos!

La Traviata Restaurante e Pizzaria

O melhor lugar da Itália é a cozinha, e o La Traviata traz em sua decoração o aconchego e os pratos que são tão apreciados por todo o mundo! Construído no casarão tombado pelo Iphan, entrar nele é viajar no tempo e nos sabores da cantina italiana.

Foi aberto em 1987 no coração da Savassi, e se tornou um dos restaurantes e pizzarias tradicionais de Belo Horizonte. É sucesso de público e serve pratos espetaculares!

anúncios

No menu você encontra mais de 20 deliciosas opções de pizzas. Às quartas feiras ao pedir uma pizza você ganha outra do mesmo valor ou menor.

Além das pizzas a casa oferece carnes, peixes, porções e massas como lasanhas, ravioli, fettuccine, spaghettis e outros. A casa também oferece deliciosas opções de sobremesas.

Av. Cristovão Colombo, 282- Savassi Belo Horizonte MG

Segunda a sexta das 11h30 às 14h30, terça a sexta de 18h às 0h, sábado e domingo, de 11h30 às 0h.

68 La Pizzaria

Pizzaria muito bem estruturada com capacidade para muitas pessoas. Salão principal, varanda, espaço kids, bar e adega compõe o ambiente, excelente para famílias com crianças ou até mesmo para uma reunião de negócios.

Foi inaugurada no ano de 2006, trazendo para Belo Horizonte a proposta de servir suas pizzas como as da tradicional cidade italiana de Nápoles. No menu, as opções são variadas, mais de 30 sabores de maravilhosas pizzas!

Além de paninos, calzones e focaccias. Tudo é preparado em forno a lenha, o que torna o sabor e aroma mais do que especiais.

Os pizzaiolos podem ser observados através de um balcão fechado com vidro. E para aliar o sabor da verdadeira massa napoletana, 600 rótulos de vinhos e champagnes disponíveis na adega da casa. Atendem também por delivery e por pedidos que podem ser realizados pelo site da pizzaria.

anúncios

Rua Felipe dos Santos, 68 – Lourdes – Belo Horizonte MG

Segunda a sexta, das 18h às 0h, sábado das 12 às 0h, domingo das 11h às 0h.

Est! Est!! Est!!!

Um pedacinho da Itália bem ali no Funcionários. Ir ao Est! Est!! Est!!! é ser transportado para a o país! A música, o cardápio com o melhor da culinária italiana, e a decoração temática no charmoso casarão, tornam a experiência completa e encantam a todos que passam por lá.

O restaurante ainda conta uma espacinho no terraço que vai deixar o seu jantar ainda mais inesquecível. Deliciosos pratos clássicos são servidos no restaurante, como o espaguete ao alho e óleo e o pepe e cacio, preparado ao creme de queijo pecorino e pimenta do reino.

anúncios

Para acompanhar, a casa oferece uma carta de vinhos espetacular. O jantar se encerra ao experimentar uma das opções de sobremesas que é rotativa. Em cada mês do ano a casa oferece menu completo de diferentes regiões da Itália.

Avenida Getúlio Vargas, 107 – Funcionários – Belo Horizonte MG

Terça a sexta das 12h às 15h e das 18h às 23h30, sábado das 0h às 16h e das 19 às 0h, domingo de 12h às 16h.

Província di Salerno

Comandado pelo Chef Remo Peluso, o Provícia di Salermo é premiado internacionalmente. É considerado o melhor e mais tradicional restaurante de comida italiana em Belo Horizonte. Seu ambiente é encantador e lindamente decorado, traz a atmosfera do Sul da Itália, excelente para jantares românticos à luz de velas!

O diferencial da casa são as massas e molhos artesanais, produzidos por ela mesma, o que torna o sabor ainda mais surpreendente! Além de uma bela carta de vinhos para acompanhar e harmonizar essa deliciosa experiência. Não deixe de experimentar o Fettuccine Mediterraneo que acompanha uma elaborada mistura de frutos do mar e o saboroso Risotto con Parma e Porri com lascas de presunto de parma e alho poró.

R. Maranhão, 18 – Santa Efigênia Belo Horizonte MG

Segunda das 12h às 15h, terça à sábado, de 12h às 15h e de 19h às 1h30, domingo de 12h às 17h.

D’Agostini di Paratella

Localizado no bairro Santo Agostinho, a casa é comandada pelo chef Matheus Paratella. O chef assina o cardápio do D’Agostini Di Paratella, comandado por ele e Thiago Parreiras, que foi o dono de uma cafeteria que funcionava no local anteriormente ao restaurante italiano.

O cardápio da casa é enxuto porém bastante assertivo, além do que se pode experimentar outras sugestões durante a semana de acordo com a sazonalidade dos insumos utilizados nos pratos. Dessa forma o chef garante o uso de ingredientes sempre frescos.

Assim como nas trattorias da Itália, o local é pequeno, com capacidade para até 40 pessoas. As vitrines que exibem as massas frescas, feitas artesanalmente no próprio local, chamam atenção. A divisão do cardápio segue à risca o estilo italiano, com opções divididas entre aperitivo, antepasto, primeiro e segundo pratos, além da sobremesa.

Para abrir o apetite, há a tábua de embutidos e queijos italianos, que aqui entre nós, não há mineiro que resista. Outra opção é a olive all’ ascolane: azeitonas recheadas com carnes bovina e suína empanadas, típicas da região de Marche, também uma ótima pedida!

São três opções de antepastos. O la mia caprese reúne tomate recheado, burrata, basílico e anchova. A carne cruda battuta al coltello traz a carne típica da região do Piemonte finalizada com toque do chef. A insalatina di piovra e cannellini é salada de polvo e feijão-branco servida com molho citronete à base de limão-siciliano e azeite extravirgem. Um verdadeiro baile de sabores ao paladar!

Todos os pratos são individuais. Como na Itália, há opções de primeiro prato (geralmente massa) e do segundo, com carnes ou frutos do mar.

D’Agostini di Paratella criou cinco opções de primeiro prato, todas baseadas na culinária do Piemonte, região onde o chef viveu por mais de 20 anos. Para segundo prato, há uma opção típica da região de Vicenza: bacalhau refogado com cebola, salsa fresca e creme acompanhado de polenta.

Pedida típica italiana, o tiramisù não poderia faltar entre as sobremesas. Outra sugestão para render qualquer dieta é a Alba 40 graus: torta de ricota e coco que leva crocante de avelã, salsa alla gianduiotto (creme à base de pasta de avelã e cacau) e gelato flor de leite.

Para harmonizar a casa oferece uma carta de vinhos que lista 17 rótulos, todos italianos. Além de cervejas e coquetéis tradicionais.

Rua Bernardo Guimarães, 2520 – Lourdes Belo Horizonte MG

Quarta à sábado das 12h às 14h30 e das 20h às 00h. Domingo das 12h às 16 e das 20h às 23h.

Nonna Carmela

Há cinco anos em Belo Horizonte, a Nonna Carmela é uma casa de comida italiana, com toques da culinária mineira.

Um exemplo dessa mistura cultural de sabores é uma lasanha de costela bovina que é servida no local.

O restaurante funciona de terça a domingo, no Lourdes, e atende em média 350 a 400 pessoas por semana, com receitas exclusivas, massas e molhos caseiros.

Os pratos que levam o nome “Nonna”, no cardápio, são originais da avó da esposa de um dos sócios, Flávio Santini.

Carmela migrou da Itália ainda menina. No Brasil, cresceu, casou-se, e constituiu uma grande família. No seio desta, desenvolveu várias receitas de base italiana, que deixou de herança para as próximas gerações.

As receitas da avó são respeitadas desde a preparação até a execução. No cardápio, além das receitas da Nonna, existem clássicos e receitas dos proprietários. Possuem opções veganas e vegetarianas, pratos feitos com massas e ingredientes como legumes, cogumelos e azeite.

A proposta do restaurante, além da identidade italiana, é reproduzir o conforto do “almoço de vó”. Reflexo disso é infraestrutura do local. O ambiente é aconchegante, com todo o espaço bem aproveitado. Cada detalhe segue o conceito, como o cardápio em patchwork, técnica de costura com retalhos, que a Nonna costumava praticar.

Rua Antônio de Albuquerque, 1607 – Lourdes – Belo Horizonte MG

Terça das 19h às 23h, quarta à sábado das 12h às 15h e das 19h às 0h, domingo das 12h às 16h30.

Gusto Osteria

Localizada no charmoso bairro de Lourdes, a casa se especializou na culinária italiana e fidelizou seus clientes por oferecer pratos e temperos imbatíveis. No menu, opções de saladas, massas, carnes e sobremesas.

O ambiente é aconchegante e muito charmoso. Ótimo para um jantar a dois. As entradas ficam mais saborosas com a Bruschetta Clássica ou a Polenta ao ragu de ossobuco. Como prato principal, ganha destaque o Filé ao molho sangiovese acompanhado de risoto de açafrão e berinjela parmegiana.

Para adoçar o paladar, experimente a Frutta di stagione com gelato alla vaniglia. O restaurante funciona todos os dias a partir das 19 horas e a cozinha não tem hora para fechar. Vale a pena fazer uma visita!

Rua São Paulo, 2632 Lourdes – Belo Horizonte MG

Terça de 16h às 0h, quarta a sábado das 0h às 12h e das 16h às 0h, domingo das 0h às 12h.

Osteria Degli Angeli

O restaurante Osteria Degli Angeli faz sucesso pelas deliciosas massas e carnes, servindo pratos típicos da culinária italiana. A cozinha é comandada pelo chef e proprietário Nicola Francesco Raimondi, nascido na Itália.

No menu, destacamos a opção Turnedô, preparado na manteiga com Molho Funghi e Fettucine. Outro destaque do cardápio é a língua, ao vinho Malbec. Conquista com um sabor fascinante!

A cantina mais charmosa de Belo Horizonte tem capacidade para até 120 pessoas é um ambiente ideal para jantares românticos, reuniões de amigos e famílias, ou até mesmo eventos empresariais. A Osteria Degli Angeli é um pedacinho da Itália com toda hospitalidade de Minas aqui em BH!

Entradas e sobremesas também fazem parte do cardápio e conquistam o paladar dos clientes. Para quem quer uma refeição completa, a casa oferece menu de degustação de terça à quinta.

Rua Francisco Deslandes, 156 – Anchieta, Belo Horizonte – MG

Terça a sexta das 19h às 0h, sábado das 12h às 16h30 e das 19h às 0h, domingo das 12h às 17h.

Salumeria Central

Localizada em um cantinho sossegado debaixo dos arcos do viaduto de Santa Tereza, a Salumeria exala originalidade pela sua simples proposta. Para quem não sabe, “salumeria” é o nome que dá a um tipo de delicatessen italiana, onde se comercializa presuntos e salames fabricados manualmente. Como não poderia deixar ser, a casa é especializada em queijos, presuntos e salames.

A Salumeria Central passou a contar com mais espaço. O galpão ao lado foi reformado, ganhou mesas, cadeiras e cozinha própria. Além disso, há uma nova área com câmera de afinamento para curar queijos e salames. Com o novo espaço, a capacidade de pessoas sentadas passa de 70 para 120 lugares. Três bancadas foram colocadas, deixando o restaurante ainda mais descontraído, e os ambientes são integrados por uma grande porta de vidro

No cardápio, faz sucesso o “Queijo dO Porco”, que leva carne de porco feita com toucinho e torresmo prensados. O nome justifica o encanto do prato: a gordura fica quase com gostinho de queijo. Outra especialidade é a “Panturrinha”, que é assada durante cinco horas antes ser servida.

O menu também traz variedades para quem não é fã de carne. Uma sugestão é a tábua de queijos, que vem com mais de quatro tipos do petisco. Para acompanhar, tem cervejas e vinhos especiais.

A casa também serve almoço de segunda a sábado. O cardápio inclui cinco opções de entrada, quatro opções de prato principal e sobremesa. Também oferece uma carta de cervejas que inclui mais de 20 tipos diferentes de cervejas, organizados por categorias.

Rua Sapucaí, 527 – Floresta, Belo Horizonte – MG

Segunda de 12h às 14h30, terça a sexta, de 12h às 15h30 e de 18h30 às 0h, sábado das 12h às 17h e das 18h30 às 0h, domingo das 12h ás 17h.

Taberna Livorno

Inspirada em uma das mais belas e saborosas regiões da Itália , a Taberna Livorno é o local ideal para quem aprecia vinhos, gastronomia e música boa! A casa tem capacidade para acomodar 60 pessoas em dois ambientes. O salão principal – adega – é uma perdição para os apaixonados por vinho! São mais de 60 rótulos do velho e do novo mundo, organizados por nacionalidade.

O salão anexo – chamado carinhosamente de “bistrô” – é perfeito para casais. Todas as quintas, sextas e sábados, o som do piano ao vivo invade o ambiente e deixa o clima ainda mais romântico. O cardápio é uma grata surpresa!

Uma fusão da gastronomia italiana, brasileira (especialmente mineira) e de outras nacionalidades. Todos os pratos principais são individuais. Ao pedir dois pratos principais, o segundo sai de graça!

Avenida Presidente Tancredo Neves 2309 – Castelo, Belo Horizonte MG

Terça à sábado das 19h às 0h, domingo das 12h às 16h.

Un’Altra Volta

Uma outra vez, uma nova volta, o retorno. É dessa maneira que o Un’ Altra Volta trabalha, desde 2006, buscando sempre por novas experiências, melhorias e sabores. A casa tem completa paixão pela cozinha italiana, e une isso a modernidade da cozinha contemporânea.

A cozinha é supervisionada pelo sócio Pedro e comandada pelo chef Rodrigo. As especialidades da casa são as massas produzidas no próprio local, de maneira artesanal. Assim está garantida a qualidade do que vai para a sua mesa. E, se preferir, o restaurante também aceita pedidos delivery.

O ambiente é charmoso e aconchegante, localizado em um dos tradicionais bairros da capital mineira. O Un’ Altra Volta também te ajuda a fazer aquela bela massa e surpreender a família e os amigos! No mercado você encontra o molho, a massa fresca de primeiríssima qualidade e todos os ingredientes que vão fazer da sua refeição um verdadeiro acontecimento.

Rua Grão Mogol, 627 – Sion Belo Horizonte MG

Terça à quinta das 18h às 0h, sextas e sábados das 12h às 17h e das 18h às 0h, domingo de 12h às 17h.

Todos os restaurantes dessa lista fazem parte do guia Duo Gourmet: com ele você pede o prato principal e seu acompanhante ganha outro como cortesia. O valor investido na assinatura é recuperado logo nas primeiras utilizações.

Duo Gourmet: www.duogourmet.com.br

Disponível na Apple Store e Google Play.

Written by Nimai Dasa

Cientista aromatólogo mineiro é um dos destaques em Simpósio Internacional de Aromaterapia e Bem-Estar

pizzaria-savassi

Pizzaria na Savassi: Descubra Pizzarias na Savassi e Região