Rede Mater Dei de Saúde adota técnica japonesa de endoscopia para tratar distúrbios digestivos

Depois de bons resultados de pesquisas procedimento menos invasivo é ofertado a pacientes em Belo Horizonte

Incorporar novas tecnologias e equipamentos aos seus procedimentos medico-hospitalares é filosofia na Rede Mater Dei de Saúde, que está sempre em busca da melhor forma de cuidar e de acolher seus pacientes. Uma das novidades nesse sentido é a adoção de uma técnica criada no Japão e ainda pouco difundida no Brasil para tratar a acalásia, um distúrbio que afeta o sistema digestivo humano.

A técnica, criada pelo endoscopista e cirurgião Haruhiro Inoue, professor na Universidade de Showa e diretor do Centro de Doenças Digestivas da mesma intituição no Hospital Koto-Toyosu, em Tóquio, é conhecida pelo nome em inglês Peroral Endoscopic Myotomy (Poem).

De acordo com médico Vitor Arantes, coordenador da Endoscopia Digestiva do Hospital Mater Dei Contorno, a acalásia é um distúbrio motor do esôfago, que prejudica a condução do alimento até o estômago, quando de causa desconhecida ou por fatores que contribuem para seu surgimento, como fumar, se expor à poluição, ter refluxo gastroesofágico, infecções virais de repetição e fatores genéticos, ou até o megaesôfago, quando associado à doença de Chagas.

anúncios

“O principal sintoma da acalásia é a chamada disfagia, quando a pessoa tem dificuldade em engolir alimentos sólidos e líquidos, gerando uma percepção de que o alimento está preso ou entalado no esôfago. Essa condição provoca uma série de problemas ao paciente, desde a perda de peso, regurgitação alimentar, desidratação, podendo evoluir até o estado de desnutrição por não conseguir se alimentar adequadamente”, diz o médico.

Até recentemente, o tratamento era feito por meio de cirurgia tradicional aberta, por videolaparoscopia ou por dilatação pneumática. No entanto, o resultado é limitado no longo prazo, com a volta de alguns sintomas em parte dos pacientes.

A técnica – O Poem é realizado exclusivamente por endoscopia e não há a necessidade de realizar cortes, assim como na videolaparoscopia, sendo, portanto, uma opção menos invasiva e com recuperação mais rápida. É necessária uma secção do músculo do esôfago (miotomia), porém executada inteiramente por via oral, por meio de recursos tecnológicos desenvolvidos na endoscopia digestiva.

Em 2017, quando Vitor Arantes fez seu terceiro curso de aperfeiçoamento no Japão, teve a oportunidade de realizar treinamento específico sobre a técnica que está sendo incorporada pela Rede Mater Dei. Em Minas Gerais, o médico já havia realizado uma série de cirurgias de Poem no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas (HC/UFMG).

“Inicialmente, os primeiros procedimentos foram feitos dentro de protocolos de pesquisa em nível universitário – e, pelo mundo, foram realizados em centros de referência endoscópica. Os bons resultados obtidos popularizaram a técnica e nos permitiram ampliar a oferta do procedimento de forma pioneira, agora para os pacientes do sistema hospitalar privado”, acrescenta.

O Hospital Mater Dei Contorno tem uma estrutura privilegiada para a ampliação do uso dessa e de novos procedimentos, pois foi projetado para ser um Centro de Endoscopia especializado em técnicas avançadas de cirurgia endoscópica. “A unidade conta com uma equipe de especialistas altamente qualificada e com sofisticados recursos tecnológicos que propiciam avanços pioneiros, a exemplo da incorporação desta nova técnica para beneficiar os pacientes de nossa comunidade”, complementa o especialista.

 

Rede Mater Dei de Saúde

anúncios

Somos uma rede de saúde completa, com 41 anos de vida, tendo o paciente no centro de tudo e ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como chancela da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa. Nossos serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. Estamos em expansão, levando para mais pessoas o Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher. Nossa premissa é valorizar a vida dos nossos pacientes em cada atendimento, disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer.

Unidades
Minas Gerais: Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Betim-Contagem, Hospital Santa Genoveva e CDI Imagem
Bahia: Hospital Mater Dei Salvador (inauguração em breve)
Goiás: Hospital Premium
Pará: Hospital Porto Dias

Por Redacao

.

Aquabeat transforma local usado para exploração mineral em maior parque aquático de Minas

Pacote de Viagem – Santiago + Viña del Mar (Chile) – 2024 R$ 799,00 – Aéreo + Hospedagem