Rede Mater Dei aposta em núcleo especializado para cuidar da saúde cardiovascular 

Na Linha de Cuidado da Aorta paciente pode fazer de avaliação inicial a exames complementares, com equipe multidisciplinar que adota modernas técnicas de tratamento

 

 

anúncios

Celebrado mundialmente nesta quarta-feira, 29, o Dia do Coração é um momento para falar sobre prevenção e cuidados com a saúde cardiovascular. As doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo. Por isso, nunca é repetitivo esclarecer e lembrar as pessoas sobre a importância de se ter bons hábitos na vida – sejam eles de alimentação, sono e equilíbrio entre horas de atividades físicas, mentais e o descanso. As enfermidades mais comuns que atingem em cheio o coração são a hipertensão arterial, a doença coronariana (aterosclerose), a insuficiência cardíaca, as arritmias, a doença arterial periférica e as doenças da aorta.

 

A artéria aorta inicia-se no coração e termina na altura da quarta vértebra lombar. Ela é importantíssima, pois é quem leva o sangue oxigenado para todo o organismo, por meio da circulação sistêmica. Dois de seus distúrbios que acometem as pessoas são o aneurisma e a dissecção da aorta – torácica e abdominal. Pensando em oferecer em um espaço único uma equipe multidisciplinar humanizada para cuidar da saúde cardiovascular, com estrutura e tecnologia de ponta, a Rede Mater Dei criou a Linha de Cuidado da Aorta.

 

“Nesse espaço, nossa equipe consegue ter uma visão integral do paciente, além de permitir que sejam feitas a avaliação inicial e a realização de todos os exames complementares, usando todas as modernas técnicas de tratamento para este fim. O objetivo é fornecer em um só espaço todas as ferramentas necessárias, desde exames até profissionais de diversas áreas, para que o atendimento ao paciente seja completo, eficiente e assertivo”, explica o médico Cirurgião vascular da Linha de Cuidado da Aorta, Antônio Quintella.

Deixe de lado os maus hábitos – “Para os médicos detectarem algum problema no coração, há uma série de exames que podem ser feitos. Entretanto, o mais importante é uma boa consulta com o cardiologista de confiança.  Durante a consulta e exame clínico, o cardiologista pode direcionar para exames adequados e orientar os cuidados preventivos e terapêuticos. Aproveitamos o Dia Mundial do Coração para lembrar as pessoas de que é importante deixar de lado o sedentarismo, a má alimentação e hábitos não saudáveis, como tabagismo e o consumo de álcool em excesso. Eles também influenciam diretamente na vida útil do nosso órgão”, comenta o cardiologista Henrique Patrus, coordenador do Serviço de Cardiologia da Rede Mater Dei de Saúde.

O cardiologista esclarece que são muitas as dúvidas que os pacientes levam ao consultório sobre as doenças do coração. Uma delas diz respeito à pressão arterial. “Quando, eventualmente, por uma forte emoção ou outro fator nossa pressão se altera, mas volta ao convencional dela, não é doença. Mas quando ela se desequilibra corriqueiramente, temos aquela que é considerada uma das doenças cardíacas mais comuns, a hipertensão arterial. Quando descontrolada, ela pode causar problemas na aorta, arritmias e até infarto”, explica.

Outras dúvidas estão ligadas ao consumo excessivo de comidas industrializadas ou muito gordas e os doces, que podem levar a um quadro de placas de gordura nas artérias e também ao diabetes. “Esses alimentos levam ao aumento de peso e podem acabar acelerando o desenvolvimento de doenças cardíacas. Diabetes e hipertensão juntos são fatores de risco para o surgimento de problemas do coração”, acrescenta Henrique Patrus.

anúncios

Por tudo isso, cuidar da saúde cardíaca é fundamental para qualquer pessoa. Medir a pressão regularmente e saber como anda o seu coração são fundamentais para um dia a dia mais sereno.

Serviço:

Uma consulta de avaliação pode ser agendada no núcleo Linha Cuidados da Aorta, atendida no Mais Saúde Mater Dei – Ambulatório e Cuidados Continuados. Para marcar uma consulta, o paciente deve entrar em contato com por meio do telefone (31) 3339-9595 e agendar o melhor horário.

Tempo Porta Balão  

anúncios

O Mater Dei apresenta uma linha de cuidado especial para o atendimento emergencial às doenças cardiovasculares. As doenças agudas da aorta, bem como o infarto agudo do miocárdio, também exigem um atendimento imediato e preciso. No Mater Dei, indicadores assistenciais como o tempo porta balão monitorizam e garantem a qualidade deste atendimento.

Rede Mater Dei de Saúde

A Rede Mater Dei de Saúde se fundamenta em três princípios básicos: o científico, o cultural e o humanístico. Seu compromisso é com a qualidade pela vida, para que o paciente receba um atendimento personalizado, diferenciado e humanizado. Atualmente, a Rede conta com três hospitais: Mater Dei Santo Agostinho (com os Blocos I e II), Mater Dei Contorno e Mater Dei Betim-Contagem. Uma nova unidade está sendo construída em Salvador (BA), expandindo a Rede para fora dos limites do Estado de Minas Gerais. É um centro de ciência, voltado para a assistência médica, o ensino e a pesquisa, sem deixar de lado ações e investimentos nas áreas ambiental e social, de modo a estabelecer um relacionamento completo tanto com o seu público direto, ou seja, os pacientes, como a população em geral, especialmente a comunidade do entorno de suas unidades.

 

 

15a CineBH começa às 20 horas desta terça pelo site cinebh.com.br com performance audiovisual e debate que discute “Cinema e Vigilância”

Pacote de Viagem Rio de Janeiro neste Verão 2021/2022 a partir de apenas 669 reais Aéreo + Hospedagem com Café da Manhã em até 12 x no cartão com