Quem é José Felipe Carneiro?

Empresário à frente de grandes transações, Zé carrega o espírito empreendedor como presente de DNA e traz leveza para o mundo dos negócios

José Felipe Carneiro

O olhar sereno, o tom sem nuances da voz e a gesticulação contida fazem parte do “boas-vindas” à tranquilidade.

Esse é o José Felipe Carneiro que, antes de chegar aos 30 anos, já encabeçava a seleta lista de empresários de sucesso no mercado brasileiro.

anúncios

Tudo no Zé exala inspiração e criatividade – seja a disciplina com a rotina proposta de atividades físicas até o brilho nos olhos que surge sempre que ele fala sobre o mundo dos negócios.

Conheça agora um pouco da história desse mineiro #boostmaker que dissemina a ideia de trabalho duro, mas com saúde e alegria.

Empreender como verbo

José Felipe Carneiro e Família
Com o irmão, Tiago Carneiro, a mãe e o pai.

Ele costuma dizer que foi ainda menino, nos braços da mãe Ustane, que o faro para os negócios foi apurado. A mãe era comerciante. Entre as andanças, num braço carregava o filho e em outro a sacola com amostras de roupa.

Isso fez parte do aprendizado, assim como as atividades, ainda nos tempos de adolescente, no balcão da rede de fast-food Bang Bang Burger. Ele cresceu nos corredores da lanchonete e viu o sonho do pai Miguel se materializar.

A empresa se tornou a maior rede do estado, Miguel conseguiu produzir o próprio refrigerante e, talvez ali, a semente do sonho cervejeiro (mesmo que quase imperceptível) foi plantada.

Foco no objetivo

Adolescente, aos 13 anos, os turnos pós-colégio tinham destino certo: a loja localizada na Praça Sete – ponto central da capital mineira. Criação direcionada, que rendeu a ele e ao irmão Tiago foco no objetivo final. Os passos foram inúmeros e estagnar nunca a opção para nenhum dos membros da família.

Derrotas que se tornaram vitórias

Tombos. Sacodes. Outros tombos e muito aprendizado. O ensinamento do mestre Steven Job, “Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção” parece ter sido levado ao pé da letra na casa dos Carneiro’s.

Vitórias? Sim, elas vieram. Contudo, não são as únicas formas de crescimento. Derrotas também chegavam como fator de celebração, crescimento e motivação de novas empreitadas.

anúncios

Caminhos conduzidos e traçados com tranquilidade. Tudo sempre foi muito claro na mesa do jantar. Muitas pessoas querem cortar caminhos e usar palavras (quase mágicas) para a condução dos negócios. Zé não acredita nessa fórmula. Em verdade, pensa e defende que o propósito vai (muito) além de notas pré-estabelecidas.

Dicas de sucesso do empreendedor

Mas conseguimos arrancar algumas dicas para o seu sacode pessoal. Para começar a entender de foco, começamos a falar de trabalho duro. Nesta lista, Zé ainda acrescenta dois itens: saúde e alegria. É claro que um plano de negócios estruturado, organização (inclusive, uma das características mais marcantes do empresário) e projeção são fundamentais.

Mas colocar amor em plenitude no projeto é, sem dúvidas, o segredo primário para o sucesso. Pode até soar como clichê, mas escutar o Zé falar fica muito claro que esse item foi ensinamento básico de sô Miguel e dona Ustane na sala de casa.

Vida pessoal e profissional

Zé é aquele tipo de empreendedor que pensa e vive a experiência do negócio durante todo o dia. Gosta de ser desafiado pelos sabores, pelas cores, pelas estratégias e tudo mais que o projeto trará na bagagem. E a vida pessoal?

anúncios

Então, tem sido cada vez mais impossível colocá-la num patamar de distanciamento do perfil profissional. Um problema? Não para ele.

Empreendedorismo que salta à veia e aos olhos. Motivação de respiração diária. Uma vida de intensidade, mas que requer boas doses de equilíbrio. No caso dele, parte desse controle vem com o universo das lutas.

Válvulas de escape

O muay thai e o jiu-jitsu são válvulas fundamentais. Explosão que pode chegar em forma de socos num saco de pancada ou num treino mais rigoroso. Uma terapia diária que descarrega (e carrega) energias e ajuda no retono ao centro dos pensamentos, das ideias. Os momentos em família, com a namorada e com os amigos também são partes importantes da pauta relaxamente.

José Felipe Carneiro e seu irmão, Tiago Carneiro
José Felipe Carneiro e seu irmão, Tiago Carneiro

Saxofonista, ele toca violão e gosta de cantar para os amigos. Modus operandi de fluidez de novos projetos. Projetos esses que não param de saltar à mente do jovem que se tornou mestre-cervejeiro premiado e, ao lado de Tiago, levou dinamismo para dentro da gigante Ambev, além de fazer da cervejaria Wäls entre as maiores do mundo. Hora de descansar? Tá aí um verbo pouco conjugado por Zé e por toda a família Carneiro.

Novos caminhos

O novo projeto de brilho nos olhos é nos Estados Unidos. Ele se juntará ao seu melhor combatente de batalhas e pessoa mais estrategista que ele já conheceu – o irmão Tiago. Claro que o frio na barriga é inevitável e é isso que o motiva.

Caminhos para uma cultura diferente e um caminho de possibilidades. Por lá, os irmãos visionários levaram a bandeira da empresa Novo Brazil. Mas os detalhes de tudo que o mercado pode esperar com o novo negócio, contamos no nosso próximo post. Até lá!

Written by Nimai Dasa

José Felipe Carneiro e seu pai, Miguel Carneiro

O DNA dos Carneiro’s

Instituto Gil Nogueira participa do projeto “Cidade do Bem”