Quase 29.000 ipes colorem Belo Horizonte

Segundo dados da prefeitura, a espécie com maior número de árvores, cerca de 10 mil, é o ipê rosa.

 

 

Arquitetura de Niemeyer e cores do ipê na Praça da Liberdade agradam aos olhos

anúncios

Nos últimos dias, o céu azul quase sem nuvens do inverno contrasta fortemente com o céu rosa de Belo Horizonte. É o período em que as flores de pera estão em plena floração, e o título de “cidade-jardim” fica evidente.

“Por exemplo, ipê e quaresma florescem sempre na mesma época do ano. Todo inverno acontece ipê. Naturalmente, o início da floração varia de ano para ano, mas é muito pequeno”, diz o prof. José Pires de Lemos Filho, do Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

 

 

Inventário de árvores

Segundo dados da Prefeitura, Belo Horizonte tem pelo menos 500 mil árvores segundo os dados da Lista de Verdura Urbana. Quase 29.000 espécies são ipês, divididas em 10 espécies.

Segundo Lemos Filho, a maior parte dessas árvores é fruto da arborização urbana, que é plantada nas cidades.

anúncios

Ipes-rosa é a maioria da capital. De acordo com a prefeitura da cidade, existem cerca de 10.000 árvores apenas dessa espécie. O mais raro é o ipê verde, que tem mais de 20 unidades plantadas nas ruas da capital.

O levantamento apontou ainda que Belo Horizonte possui mais de 2.800 ipês amarelos. Mas a capital também tem outras variedades de flores da mesma cor, como o ipê-mirim, que tem cerca de 2.500 unidades, e o ipê-do-cerrado, que tem menos de 150.

Quantidade de ipês em BH, por tipo. — Foto: PBH

Quantidade de ipês em BH, por tipo. — Foto: PBH

 

Por Redacao

.

PwC Brasil reúne profissionais da indústria automotiva para esclarecer dúvidas sobre “Rota 2030”

Gerdau abre 53 vagas para curso gratuito de informática na Grande Belo Horizonte; veja como participar