Projeto “Santa Leitura” apresenta sua programação

Foto: Divulgação

O projeto “Santa Leitura” que comemorar 9 anos de atuação, continua de vento e popa, levando cultura, entretenimento e alegria para diversos locais de Belo Horizonte e do mundo.

Domingo, dia 14 de abril, o projeto estará na Comunidade Sagrada Família (Estrada Velha de Nova Lima, 365), no bairro Novo Taquaril, a partir das 10h, com com muitos livros, brincadeiras e lanches para a criançada. Desde 2012, o “Santa Leitura” está na Comunidade Sagrada Família, todo segundo domingo de cada mês.

O projeto também conta com uma ação fixa, na praça Salvador Morici, no Bairro Floresta (Rua Silva Jardim, esquina com Avenida do Contorno). Quem passa por lá fica encantando com a nova interferência da praça, alí é um espaço para respirar Carlos Drummond de Andrade. Dizem que quando Drummond morou na Rua Silva Jardim, ele costumava sentar nessa praça paraler. Vale a pena conferir e levar livros como doação. Há cercaseis anos são colocados 10 livros por dia nos bancos dessapraça.

+Torresmeria – BH ganha bar especializado em torresmo

Já no mês de maio e junho o Santa Leitura estará na Carolina do Sul onde o projeto tem uma biblioteca comunitária para brasileiros. Além disso,uma vez por ano, o projeto é realizado em praça pública na cidade de Myrtle Beach.



Os eventos são abertos ao público, com estrada gratuita.

anúncios

Para doar

Ponto de coleta: Restaurante e Pizzaria Giovanni (Av. do Contorno, 1790 – Floresta)

Os interessados tambémpodem entrar em contato através da página do projeto “Santa Leitura” no Facebook: facebook.com/LeituraNaPraca ou pelo Instagram: @santaleitura.estellacruzmel

Sobre o projeto

O projeto “Santa Leitura”, de incentivo à leitura, voluntário e sem fins lucrativos,

nasceu em 2010, no fundo de uma loja de moda feminina, no bairro Ipiranga, que Estella Cruzmel, possuía. “A biblioteca com o nome “Cantinho do Livro” tinha o intuito de prestar um serviço a mais para o cliente e para que eu pudesse ler nas horas vagas”, conta a artista plástica e idealizadora do projeto. No início, fazia parte do acervo apenas os livros que ela tinha e cerca de outros cinquenta adquiridos. A biblioteca tomou um rumo repentino e passou a emprestar livros para toda a comunidade dos bairros Palmares, União, Cachoeirinha e Floresta. Com o passar do tempo novas aquisições eram feitas e muitas doações de livros também. “Com isso muitas pessoas, inclusive crianças, passavam na loja todos os dias e ficavam a tarde toda lendo”, comenta.

Em meados de 2012, a convite de uma freira, Estella foi para a Comunidade Sagrada Família no bairro Taquaril, onde as pessoas carentes passaram a ter mais acesso à literatura.

No primeiro domingo de abril de 2013 o projeto “Santa Leitura” teve início na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. Depois diversas outras praças passaram a receber o projeto. Hoje, em dias de “Santa Leitura”, as praças são motivo de orgulho para as comunidades, pois muitas famílias passam as manhãs de domingo com suas crianças contando histórias e incentivando a leitura. E é assim que o “Santa Leitura” cresce cada dia mais.

anúncios

Hoje o projeto é realizado na praça Salvador Morici, no bairro floresta, na praça Negrão de Lima, no bairro Colégio Batista, na Comunidade Sagrada Família, no bairro Novo Taquaril e atua também na Carolina do Sul (EUA) desde 2013, com uma biblioteca comunitária em um restaurante brasileiro.



Contatos:

Estella Cruzmel

E-mail:[email protected]

Instagram: @santaleitura.estellacruzmel

anúncios

Facebook: facebook.com/LeituraNaPraca

Telefones: (31)3425-7572 ou (31) 999752-6952

Written by Redacao

.

James Burguer cria hamburguer de Siri para a quaresma

Filarmônica de Minas Gerais apresenta os ritmos latino-americanos com o regente convidado Rossini Parucci