Pular para o conteúdo

Projeto ‘Comunidade Criativa’ promove qualificação dentro das periferias de Belo Horizonte

Fomentar as redes culturais periféricas da cidade, pautado na economia criativa que promova o desenvolvimento econômico cultural comunitário e que façam sentido para as pessoas. Esse é o foco do projeto ‘Comunidade Criativa’, idealizado por Frederico Eustáquio Maciel, conhecido como Negro F. e cria do Alto Vera Cruz, que será realizado no formato on-line, gratuito, de abril até o mês de junho em três regionais de Belo Horizonte: Regional Leste, especificamente na L4 composto pelas comunidades: Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas, na Regional Centro-sul o foco é a Vila Santana do Cafezal e Aglomerado da Serra e no berço cultural da cidade a Regional Noroeste estaremos na Pedreira Prado Lopes, Vila Senhor dos Passos e Lagoinha.

De acordo com Negro F., empreendedor e coordenador do projeto, será realizada uma capacitação com o propósito de fortalecer os agentes culturais de cada localidade. “Utilizaremos a abordagem do Design Thinking que é uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia máxima com os territórios e suas conexões e buscando colocar as pessoas são colocadas no centro. O desafio é promover autonomia, conhecimento criativo e empoderamento dos multiplicadores locais”, afirma.

Fotos: Divulgação Imprensa

Negro F. explica que o projeto é dividido em módulos e propõe desenvolver habilidades empreendedoras dos participantes por meio da Economia Criativa. “A ideia é possibilitar uma imersão nas práticas e ferramentas de gestão cultural de forma contextualizada, tendo em vista os impactos da pandemia, principalmente sobre a cena periférica de BH. Os encontros serão realizados em formato on-line por meio das plataformas e irão refletir a retomada das atividades culturais e possibilitar o desenvolvimento de ações locais a partir de vocações intrínsecas ou subaproveitadas dos participantes”, ressalta.

Para a realização das atividades do projeto contará com um time de facilitadores, profissionais de diversas áreas de atuação que irão capacitar a turma com conhecimento criativo ligado ao empreendedorismo, gestão financeira, marketing e comunicação. As ações do programa buscam se conectar à agenda 2030 da ONU, e foram pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de erradicação da pobreza, redução das desigualdades e parcerias e meios de implementação.

Para quem é essa experiência?
Artistas, educadores, agentes culturais, fazedores de cultura, produtores, lideranças, representantes de grupos e coletivos culturais periféricos em qualificar os seus processos de gestão cultural; interessados em refletir práticas culturais e oportunidades; em busca de fortalecimento e ampliação das redes culturais; interessado em economia cultural local; qualificação em colaboração remota, engajamento e cocriação de grupos.

Como participar

As vagas são limitadas e a turma contará com até 45 participantes que serão selecionados pelos organizadores. A seletiva será através de um formulário que deve ser preenchido pelos candidatos, expressando seu interesse e comprometimento com o curso. Além disso, também será analisada a atuação cultural do proponente, suas interfaces e o potencial multiplicador na comunidade da qual faz parte.

Os selecionados recebem sem custo todos os materiais utilizados no curso e ao fim do projeto, ganham o certificado da Comunidade Criativa. Após os encontros de ação formativa, mentorias e trabalhos desenvolvidos em equipe, a capacitação será concluída com a organização de circuitos produzidos pelos próprios participantes em seus territórios.

Os interessados em participar podem se inscrever através do link https://linktr.ee/comcria1729   até o dia 15 de março. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Serviço

Comunidade Criativa

Inscrições abertas até 15/03 pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffLIaUlgD62z-FZtiN_aS7uo19iJOjXjNrr7N2oHAcsYnH-A/viewform

Percurso formativo: 04/04 a 03/06

Instagram: @comunidadecriativa_

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓