Projeto Carroceiro da Una Linha Verde desenvolve proposta de produtos mais leves para animais

A iniciativa é dos alunos dos cursos de Engenharia, Fisioterapia e Medicina Veterinária

Belo Horizonte ainda conta com cerca de cinco mil carroceiros, segundo a Prefeitura Municipal (PBH). Com o intuito de promover melhor qualidade de vida para animais e tutores, alunos dos cursos de Engenharia, Fisioterapia e Medicina Veterinária estão realizando estudos e propostas de melhorias para carroças, ferraduras, celas e compartimentos adequados para transporte das ferramentas de trabalho do condutor do veículo de tração animal. O resultado será menores impactos corpóreos e ergonômicos para a saúde do animal e também do carroceiro. Os produtos, feitos à base de materiais sustentáveis, serão mais leves e mais baratos do que os encontrados no mercado.

 

O projeto é acompanhado por professores orientadores das áreas envolvidas e realizado pelos alunos que trabalham em conjunto e de forma multidisciplinar para a criação das soluções tecnológicas. A Medicina Veterinária contribui com estudos sobre a estrutura óssea do animal e impactos danosos que as carroças causam para eles. Os alunos do curso de Fisioterapia desenvolveram um estudo sobre postura do carroceiro e do animal para melhorias em assentos e acessórios que são acoplados à estrutura corporal do animal. Alunos dos cursos de Engenharia, com apoio dos estudos e informações, utilizam da tecnologia, as plataformas digitais, para simular propostas de protótipos dos produtos finais.

anúncios

“O entorno da Una Linha Verde, no Vetor Norte de Belo Horizonte, tem forte presença de carroceiros. Os alunos estão muito motivados na busca de soluções que tragam impactos positivos para os animais e seus tutores. Um dos objetivos da pesquisa foi garantir o uso de materiais sustentáveis que resulte em produtos mais acessíveis”, explica a orientadora do projeto Carroceiro, Fabíola Bezerra.

 

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.

Por Redacao

.

Villa Coração Guest House é opção de hospedagem intimista para Natal das Montanhas em Monte Verde

Agência Casasanto assina logomarca do novo Hospital Libertas