Programa ” Estações”, da Rede Minas, estreia em todo o país pela Tv Brasil, nesta quarta Feira(07)

Atração mostra as estações ferroviárias por onde as locomotivas passavam construindo a história do país

Grande parte da trajetória do país se fez seguindo o apito do trem. Pelas linhas férreas, pessoas e cargas romperam fronteiras, cruzaram histórias e fizeram novas moradas. As estações ferroviárias se tornaram mais que locais de embarque e desembarque. A vida social, econômica e cultural de muitos municípios girou entorno dos trilhos. O programa “Estações”, produzido pela Rede Minas, mostra locais que acolhiam as locomotivas. A atração agora é exibida, no país, pela TV Brasil. A estreia é nesta quarta (07), às 6h.

O passeio começa com a primeira temporada do “Estações”. O programa traz um dos ramais da Estrada de Ferro Central do Brasil, construída no início do século XX . O público confere o ramal Paraopeba. Essa linha férrea passava por 39 estações de diversas localidades, de Congonhas a Belo Horizonte, em Minas Gerais. De acordo com levantamento do Iphan de 2016, apenas 12 estações do ramal Paraopeba ainda estão em uso. A equipe da Rede Minas visitou oito desses lugares e mostra o patrimônio mineiro rico em potencial turístico, cultural e social.

No primeiro episódio, o “Estações” apresenta a Estação Belo Horizonte e o seu entorno, na capital mineira. O conjunto paisagístico da praça Rui Barbosa, que abriga os edifícios e jardins, foi tombado em 1988. O local, de arquitetura exuberante, mantém o prédio onde as locomotivas paravam e o Museu de Artes e Ofícios. O programa faz um resgate histórico dessa instalação e traz entrevistas com especialistas, como a museóloga Célia Corsino e a arquiteta Luciana Feres.

A primeira temporada do programa “Estações”, da Rede Minas, estreia na TV Brasil nesta quarta (07), às 6h. Na emissora pública mineira, a reapresentação da segunda temporada do programa é exibida às terças, às 20h30, e às segundas-feiras, às 23h45.

anúncios

Por Redacao

.

Especialista em educação aponta a importância de manter na escola crianças a partir de 4 anos de idade

Ações do Verdemar em prol da saúde mental dos trabalhadores são destaque em webinar da ABRH-MG