Programa AWC da TIM: universitários de Minas Gerais estão entre os participantes

Os projetos Agri9, da UFJF, e Smartchol, da UEMG participam do Academic Work Capital (AWC), que é o programa anual de empreendorismo universitário do Instituto TIM que. Desde 2015, o AWC apoia estudantes de todo o país que querem transformar seus Trabalhos de Conclusão de Curso em uma startup de base tecnológica. Em 18 de dezembro, os dois projetos também estarão em uma feira de negócios em São Paulo. Conheça abaixo um pouco de cada programa:

 

Agri9: Os universitários Anna Beatriz de Aguiar Bergo Coelho, Matheus Pereira Antunes, Nayara Walesca Conceição de Medeiros e Ruan Silva de Deus são estudantes de Engenharia da Universidade Federam de Juiz de Fora (UFJF). Eles desenvolvem atualmente um biodigestor para fazendas de produção de leite.

anúncios

A equipe pretende construir um espaço no solo das fazendas produtoras de leite para a biodigestão do esterco sem a presença de oxigênio resultando em energia elétrica, para queima gerando energia e fertilizante para o produtor. Atualmente já há dois locais em testes próximo da cidade de Juiz de Fora. “Estamos apresentando a ideia em todas as oportunidades que encontramos e tem sido recompensador perceber o quanto de conhecimento já construímos. Colocar o projeto em prática aumenta a velocidade de aprendizado, isso deixa a equipe mais empolgada e focada”, comenta Anna Beatriz.

 

Smartchol: Alexia Karoline Xavier Lopes Kattah e Francisco Pinto Moreira Neto são estudante de Engenharia da Computação da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Ao longo deste ano de 2019, eles desenvolveram um dispositivo para medição de colesterol de forma não invasiva, ou seja, sem a coleta de sangue, de forma simples e prática. Atualmente estão fazendo os ajustes dos sensores para chegar ao resultado mais preciso possível. Os testes já foram realizados para a calibração do sensor, e o produto está sendo validado e ajustado para a entrega final do protótipo.

 

Apoio ao empreendedorismo universitário

O AWC é um programa de educação empreendedora do Instituto TIM que, desde 2015, apoia universitários de todo o país que querem transformar seus Trabalhos de Conclusão de Curso em uma startup de base tecnológica. Além do apoio financeiro para os estudantes desenvolverem suas ideias e soluções, o AWC oferece orientação técnica e de negócios, por meio de workshops e acompanhamento semanal com monitores. No fim do ano, os universitários participam da feira de investimentos do programa e apresentam suas soluções para profissionais do mercado e investidores-anjo. Já participaram do programa 300 estudantes, desenvolvendo 109 projetos.

 

Sobre o Instituto TIM

anúncios

O Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (projetos educacionais para crianças e jovens); Aplicações (soluções em software livre); Inclusão (difusão do conhecimento) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação).

Em parceria com diversas instituições federais e aproximadamente 70 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o País, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 500 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos.

 

Written by Márcio Augusto

RecordTV Minas concorre ao Prêmio Melhores da Propaganda Mineira

É amanhã: Lojas do Pátio Savassi trarão promoções incríveis para a BLACK FRIDAY