Uma das principais competências e habilidades buscadas pelas empresas é o comprometimento. Se você pudesse dar uma nota de 1 a 10 para o seu nível de comprometimento, qual daria? O comprometimento representa o nível de compromisso de uma pessoa em relação a algo ou alguém. No âmbito profissional, comprometimento é aquilo que te leva a cumprir, com responsabilidade, todas as questões impostas a você ou à sua equipe. A palavra compromisso tem origem no termo em latim compromissus, que significa fazer uma promessa recíproca. Por isso, quando se fala que determinada pessoa tem comprometimento, isso quer dizer que ela respeita os acordos que faz, escritos ou verbais, formais ou informais.

Para o headhunter, CEO e board advisor da Prime Executive Search, David Braga,  o comprometimento pode ser visto em muitas situações quando estamos no ambiente corporativo: quando um colaborador entrega as tarefas dentro do prazo, quando leva suas responsabilidades a sério, quando não falta ao trabalho, quando faz entregas com alta qualidade de execução, quando não chega atrasado, entre outras. “Na prática, comprometimento profissional é exigir de si próprio um nível alto de rendimento e de produtividade. Essa mentalidade faz com que o colaborador comprometido faça mais em menos tempo, se propondo não somente a oferecer o seu melhor, mas se reconhecendo como parte importante no processo de crescimento da organização”, enfatiza.

Segundo o headhunter, com ampla experiência em busca e seleção de executivos no mercado de trabalho, é importante que os profissionais saibam que a falta de comprometimento pode afetar suas carreiras diretamente. “Estamos sempre sendo observados e avaliados, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. E nossa conduta diante de diversas situações pode revelar como lidamos com responsabilidade, prazos, tarefas e desafios. Além disso, a falta de comprometimento com afazeres no trabalho gera desperdício de tempo, consome mais recursos do que o necessário, sem contar que o produto ou serviço final poderão não ter a mesma qualidade para o cliente”, observa.

Do mesmo modo que o profissional é cobrado em suas responsabilidades, a empresa também precisa ter comprometimento com seus colaboradores, para que, assim, esse relacionamento de compromisso entre contratante e contratado seja recíproco e gere bons resultados para ambos. “O indivíduo comprometido se esforça para sempre honrar seus compromissos, afinal, a responsabilidade é inseparável do comprometimento. Saiba que o seu nível de comprometimento percebido pelas pessoas está diretamente associado ao sucesso da sua carreira profissional. O profissional comprometido passa a ser mais valorizado pelo gestor, a ser incluído em projetos mais desafiadores e até mesmo conquistar uma promoção num curto espaço de tempo”, acrescenta.

David Braga é CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent Executive Search. É também conselheiro de Administração pela Fundação Dom Cabral (FDC) e professor convidado pela mesma instituição. Ele é autor do livro “Contratado ou Demitido – só depende de você” e atua, ainda, como conselheiro da ONG ChildFund, da ACMinas e da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais (ABRH-MG).
Instagram: @davidbraga | @prime.talent.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *