Pular para o conteúdo

Professores mineiros são selecionados para participar de congresso internacional da Microsoft, em Paris

Foto: Lorrayne Francois

Dois professores de Física do Colégio Santo Agostinho, unidade Contagem (MG), foram selecionados para participar do Education Exchange 2019, evento global organizado anualmente pela Microsoft, que reúne educadores com experiência na integração da tecnologia em sala de aula.

O inovador sistema educacional desenvolvido pelos professores Patrick Bonnereau e Ivan Pontelo foi reconhecido como um dos 100 melhores projetos de física do mundo e selecionado entre os 20 melhores da América Latina para integrar o congresso internacional, que vai acontecer entre 2 e 4 de abril, em Paris, na França.

+Show do Authentic Games chega a canais de streaming neste mês

No Brasil, além dos professores do Colégio Santo Agostinho, apenas outros dois educadores de São Paulo foram selecionados para participar do Education Exchange 2019. O evento reúne professores e especialistas em educação de mais de 90 países e promove o intercâmbio de ideias sobre educação personalizada e a forma como o digital enriquece as práticas pedagógicas.

+Festival Planeta Brasil celebra 10 anos de histórias

Os professores participavam do programa Microsoft Innovative Educator (MIE) e foram selecionados dentre os mais de 8 mil educadores de diversos países, após concursos locais que identificaram os melhores projetos educacionais.

Patrick e Ivan desenvolveram, ao longo de dois anos, uma plataforma de planejamento e avaliação para o ensino de Física na unidade Contagem do Colégio Santo Agostinho. Agora, a proposta é que o sistema seja incorporado também às demais disciplinas.

O sistema, criado em constante diálogo com os alunos, permite a avaliação individualizada, de acordo com os interesses pessoais de cada estudante.  A ferramenta possibilita que as avaliações sejam entregues on-line e até mesmo que os alunos tenham agendas compartilhadas para a organização das atividades e trabalhos em grupo.


O desempenho dos alunos é calculado por meio de uma média aritmética. “O processo de aprendizagem ocorre de forma diferenciada para cada pessoa. Cada aluno tem suas particularidades e o nosso sistema garante que isso seja considerado nas avaliações”, pontua Patrick. O projeto, segundo os professores, não se trata apenas de uma questão tecnológica, mas de como aplicar a tecnologia de forma mais significativa no processo educacional.

Eles apontam expressivos resultados na formação dos alunos, que, sendo reconhecidos por sua demonstração espontânea de interesse, se mostraram mais motivados e participativos nas aulas.




Por meio de vários projetos educacionais, a Microsoft está cada dia mais interessada em entrar nas salas de aula. A companhia tem investido em soluções especiais para a educação e também em facilitar o acesso de professores para inclusão digital com foco educacional.

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓