Postos de combustíveis investem em programas de recompensa para atração e retenção de clientes

Pesquisa mostra que 65% dos consumidores preferem fazer negócios com marcas que oferecem esse tipo de benefício

Os programas de recompensa estão cada vez mais presentes na vida dos consumidores. Apesar de ser uma estratégia recente, o marketing de relacionamento se consolidou e tem sido uma importante tática para atrair e reter clientes. Essa recompensa pela aquisição de um produto ou serviço pode fazer diferença, também, nas contas do dia a dia, seja na hora de abastecer o carro ou em uma troca de óleo, por exemplo.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), em parceria com a Locomotiva Instituto de Pesquisa, incentivos que ajudam os consumidores a economizar dinheiro são a principal razão pela qual eles participam de um programa. Segundo o levantamento, 65% dos participantes disseram que preferem realizar compras com marcas que oferecem o benefício e outros 61% dizem preferir concentrar compras em uma mesma marca.

Os postos de combustíveis e serviços têm um potencial de atratividade muito grande para atender a essa nova demanda de consumo, além de terem vantagem competitiva por agregarem mais de um serviço em um só local. Em apenas uma ida ao posto, o consumidor pode abastecer o carro, realizar a troca de óleo e, ainda, fazer as compras de mercado na loja de conveniência. “Isso traz economia ao consumidor, gera recorrência e mantém a dinâmica do mercado”, avalia a gerente de Desenvolvimento de Varejo da ALE Combustíveis, Ana Carolina de Castro.

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Ela comenta que, em um cenário de incertezas econômicas, como é o resultante da pandemia de Covid-19, é natural que o consumidor passe a olhar mais para esse tipo de vantagem, que permita economizar. “Um programa, que esteja alinhado ao plano estratégico do posto de combustíveis e serviços, traz muitas vantagens não só aos clientes, mas também para o próprio revendedor. Com ele, o negócio pode alcançar os clientes que já consomem no estabelecimento, oferecendo motivos para continuarem consumindo. Eles têm, ainda, a oportunidade de conquistar novos clientes ao oferecer mais vantagens no processo da compra. Afinal, quanto mais vezes ele comprar, maior será o benefício que receberá de volta.”

Esse tipo de ação também tem impacto sobre a experiência na jornada de compras do cliente, o que pode ser determinante para o sucesso do negócio. A experiência do consumidor é uma soma do atendimento de qualidade e de todo o caminho pelo qual ele passa até, de fato, comprar o produto. “O ideal é que esse processo seja descomplicado, atenda às necessidades do cliente e seja personalizado”, afirma Ana Carolina.

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