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Pós-graduação UniBH oferece três novos MBAs

Cultura e Sustentabilidade são marcos da sociedade contemporânea, o que torna a presença de profissionais habilitados para lidar com as questões inerentes a esses nichos, cada vez mais necessária em todas as esferas. Nesse sentido, o UniBH – integrante do Ecossistema da Ânima Educação e melhor Centro Universitário privado de Belo Horizonte, segundo o MEC, busca estar alinhado às evoluções e exigências do concorrido mercado de trabalho e inicia três novos cursos de pós-graduação ligados aos âmbitos cultural e socioambiental: os MBAs em Gestão de Museus e Inovação; Gestão e Produção Cultural; e Gestão Socioambiental e Sustentabilidade.

 

Realizados em parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) e com a Exposições Museus Projetos Culturais (Expomus), os cursos chegam para ampliar as áreas do conhecimento até então contempladas pela instituição, em suas pós-graduações. O MBA em Gestão de Museus e Inovação é direcionado, principalmente, a gestores públicos e privados que integram equipes de museus e àqueles que almejam trabalhar em ou com museus, centros de cultura e de patrimônio, além de setores diversos de áreas multidisciplinares.

 

“Um dos nossos objetivos com essa especialização é preparar o gestor de museus para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio de projetos e negócios culturais”, destaca Maria Ignez Mantovani Franco, coordenadora do curso. De acordo com ela, a metodologia está amparada a aprendizados que estimulam a descoberta de novas rotas para o patrimônio cultural. “Os museus se reinventam e inovam em um mundo pós-pandêmico e estão conectados a uma nova inteligência sócio territorial. Não se trata de espaços neutros. Eles são ágoras de reflexão sobre o mundo que nos envolve e espaços de experimentação constantes.”

 

A pós-graduação em Gestão e Produção Cultural vai qualificar profissionais para atuar nos mais variados segmentos da cultura em seus múltiplos estágios. O curso tem o objetivo de capacitar a produção e a gestão cultural para o planejamento e a administração de bens e serviços artístico-culturais (público, privado e terceiro setor), além de sensibilizar produtores e gestores culturais para a importância das políticas públicas de cultura, com vistas à democratização dos bens e serviços culturais, do patrimônio histórico e do turismo. “A quebra de paradigmas econômicos, sociais e culturais exige que instituições culturais reconfigurem sua atuação. No MBA, além de conhecer o processo de produção e gestão das várias áreas da cultura, o aluno vai vivenciar os desafios que os profissionais estão enfrentando nesse novo mundo”, adianta a coordenadora Yole Mendonça.

 

Já a pauta ESG – métrica criada para avaliar o desempenho de companhias nas esferas ambiental, social e de governança – vem, cada vez mais, ocupando a agenda de corporações e de gestores. Empresas com pilares fortes de ESG se destacam no mercado e têm sua imagem ainda mais valorizada perante à opinião pública. A temática está no escopo do novo MBA do UniBH em Gestão Socioambiental e Sustentabilidade. “Do mundo que temos para o mundo que queremos, as transformações dependem da sustentabilidade e da ESG. Independentemente de sua área de atuação, esses temas estarão presentes em seu trabalho”, destaca Marcio Schiavo, coordenador do curso.

 

Dentre os objetivos do MBA está a atualização quanto à legislação nacional e compromissos internacionais que envolvem a gestão pública e privada nas áreas sociais, econômicas, ambientais e culturais, com vistas a alcançar as metas do desenvolvimento sustentável.

 

Serviço:

 

Novos MBAs UniBH

Duração: 18 meses | Titulação: Pós-Graduação Lato Sensu

Modalidade: Presencial | Turno: Sextas e sábados

Mais informações: https://pos.unibh.br/

 

 

Sobre o UniBH

Fundado há mais de meio século, o UniBH alia tradição e inovação acadêmica. Pelo segundo ano consecutivo a instituição foi reconhecida como o melhor centro universitário privado de Belo Horizonte, segundo o MEC. Com mais de 50 cursos de ensino superior e pós-graduação, o UniBH tem investido constantemente em melhorias no ensino reforçando a educação transdisciplinar, focada no desenvolvimento de profissionais do futuro.

 

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

 

Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

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Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

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