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Por que fazer o valuation da sua empresa antes de vendê-la?

Para o empreendedor que está pensando em vender sua empresa, há uma série de procedimentos necessários que ajudam a garantir o sucesso da transação. E uma parte essencial para as negociações é o valuation para a venda.

O que é o valuation?  É uma metodologia de avaliação de empresas que ajuda a definir o valor justo de um negócio. Além disso, esse método pode ajudar o dono da companhia a analisar a situação de seu negócio, quais os riscos que ele possui e qual valor pode ser agregado ao potencial comprador a partir da venda.

Por isso, o procedimento de avaliar empresa pode ser feito periodicamente, de forma a dar maior clareza sobre a situação da companhia, comparando os dados a cada período e definindo, a partir disso, novos rumos para o negócio caso algum planejamento não esteja dando certo ou esteja desvalorizando-o.

Mas como funciona o valuation para a venda de empresas?

Metodologias de valuation

O valuation, conforme explicamos antes, ajuda a calcular o valor de uma empresa. Para isso, é preciso entender qual o valor presente da companhia e qual a capacidade de geração de caixa futura que ela possui.

Normalmente, são utilizadas três metodologias de valuation. São elas:

  1. Pela renda:

A metodologia de avaliação de empresas pela renda calcula o fluxo de caixa descontado de uma companhia. Ou seja, é descontado o valor presente dos fluxos de caixa da empresa, excluindo dívidas, e posteriormente o valor da dívida é subtraído. Essa estimativa dará um resultado sobre o quanto a empresa deve lucrar no futuro, descontando os riscos que ela deve ter.

  1. Pelo mercado

Outro método de avaliar empresas é a partir dos concorrentes, ocorrendo quando o valor da empresa é calculado com base na comparação de seu desempenho frente a companhias concorrentes ou semelhantes. Para fazer essa comparação, pode ser analisado o EBITDA (lucro organização antes de juros, impostos, depreciação e amortização), o lucro líquido, ou o fluxo de caixa operacional.

  1. Pelos ativos

O valuation pelos ativos avalia o valor patrimonial da companhia, excluindo valores intangíveis. Ou seja, entra nessa conta todos os ativos de uma empresa, como imóveis, máquinas, dinheiro, entre outros. Esse é um método, contudo, que pode gerar um resultado menor frente aos anteriores, já que não considera outros aspectos da companhia, mas, ao mesmo tempo, pode ser utilizado por empresas que estão com dificuldades e precisam realmente liquidar seus ativos.

A partir dessas informações, o empreendedor terá em mãos dados que o permitem fazer um controle financeiro mais eficaz de sua companhia. Isso o ajudará a ver que tipo de investimentos precisam ser feitos na empresa para melhorá-la e até entender qual o momento correto para colocá-la à venda.

É importante saber, contudo, que o valuation não oferece um cálculo exato sobre o negócio, mas sim fornece informações que ajudam na negociação. Por isso, quando a avaliação de uma empresa é realizada por duas pessoas distintas, não necessariamente significa que o resultado será o mesmo.

Mas é a partir do valuation que o empreendedor obtém informações sobre lucratividade de sua companhia, perspectivas de crescimento e longevidade do negócio, independência de seus ativos, passivos e o controle deles, além de entender se há uma base de clientes atrativa e se a marca é forte para atrair bons investimentos.

Portanto, o valuation para a venda de empresas pode tornar a negociação mais segura, chegando a um valor justo para a transação. Para que a avaliação de uma empresa seja realizada da melhor maneira, é importante contar com um assessoria especializada. A Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empreendedores a se prepararem para a compra e venda de empresas com maior valor e menor risco.

Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições.

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Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

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