Petição pede ajuda por Mariana – Rompimento da barragem completou 2 anos no último domingo

Tragédia deixou 19 mortos - Foto: Divulgação
Tragédia deixou 19 mortos – Foto: Divulgação

No último domingo, 05, a tragédia de Mariana completou dois anos. Na ocasião a barragem pertencente a mineradora Samarco se rompeu e afetou 39 cidades nos estados de Minas Gerais e Espirito Santo e se espalhou por mais de 650 quilômetros.

A barragem derramou mais de 40 milhões de metros cúbicos de lama de minério. A avalanche destruiu vários povoados da região.

As famílias que ainda permanecem no local vivem desde então uma onda de incertezas e compartilham de sentimentos como medo e até depressão. Em Bento Rodrigues, uma das localidades mais atingidas, cerca de 200 famílias perderam suas casas e 19 pessoas morreram.

Mais de 50 mil ações correm na Justiça estadual de Minas Gerais contra a empresa. 36 multas foram aplicadas pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado e pelo Ibama os valores ultrapassam os R$ 340 milhões de reais, porém a empresa recorreu de todas. A ação criminal que responsabiliza a Samarco, Vale, BHP e a VogBR está suspensa.

anúncios

E é pensando no tamanho da tragédia e na impunidade do caso que vários artistas e músicos se reuniram para relembrar esse desastre e lutar pelos direitos de quem sofreu com a situação. Lulu Santos, Rael, Jota Quest, Evandro Fióti e Emicida são alguns dos artistas que participam da ação.

A petição, que possui 12 artigos, pode ser assinada e consultada aqui.

 

Written by Redacao

.

Camponesa-Minas é anfitriã do evento. Foto: Orlando Bento

Torneio Sul-Americano de vôlei feminino será em BH

Foto: Divulgação/internet

Trânsito sofre alteração em BH