Parece mentira, mas choveu Granizo no Sertão!

Moradores guardam gelo no potinho como lembrança – Foto: Toinha Rocha

 

A notícia da vez não envolve Belo Horizonte, mas chama a tenção pela a sua excentricidade. Sempre ouvimos falar em seca no sertão, que no nordeste do Brasil chove muito raramente e coisas do tipo.

E se eu te disser que choveu GRANIZO no sertão do Ceará? Se você acredita em alguma teoria da conspiração sobre o fim dos tempos, olha…

Os moradores de Parambu, região dos Inhamus cearense ficam abismados na última semana. Eles até guardaram as “pedras” de gelo que caíram do céu como lembrança. Segundo a Unidade de Tempo e Clima da Funceme essa possibilidade, por mais rara que seja existe.

anúncios

A chuva de Granizo é consequência do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que sá origens às nuvens cumulonbus, que são as da chuva de Granizo. Se essas nuvens durarem ou se formarem novamente na região, o fenômeno pode voltar a ocorrer.

Um outro fenômeno que ajudou na formação das chuvas foi a baixa pressão atmosférica no nordeste do Brasil. Outras cidades da região também registraram temporais com Granizo.

Written by Iolanda Pedrosa

.

Que tal começar o ano novo fazendo um exercício físico? Confira a dica que preparamos para você

Último dia para regularização de jazigos em BH