Pular para o conteúdo

Parceria entre PwC Brasil e Unicef visa oferecer formação e trabalho a jovens carentes

Acesso a trabalho, educação, inclusão digital e fomento ao empreendedorismo: a iniciativa “Um Milhão de Oportunidades” busca oferecer isso a adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. A ação reúne empresas como a PwC Brasil em parceria com a Organização Internacional do Trabalho, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a sociedade civil, em uma articulação nacional.
“Quando olhamos para a realidade do nosso país, o desemprego entre jovens de 18 a 24 anos é quase o dobro da média da população” diz Tatiana Fernandes, sócia da PwC Brasil e líder de Recursos Humanos. “Nesse contexto, jovens e adolescentes brasileiros em situação de vulnerabilidade dependem ainda mais do nosso apoio para entrar no mercado de trabalho – e nós, da iniciativa privada, desempenhamos um papel fundamental nesse processo de mudança, pois somos capazes de oferecer oportunidades de emprego e de desenvolvimento”, explica.

Crédito: UNICEF/BRZ/Sabrina Mesquita.

Apesar de atualmente haver a maior geração de jovens da história brasileira (48 milhões de pessoas entre 10 e 24 anos de idade, cerca de 23% da população), grande parte desse contingente não tem acesso à formação e às oportunidades de empregos. Dessa maneira, o nome da iniciativa representa a quantidade de pessoas que a parceria pretende beneficiar num prazo de dois anos – as empresas oferecerão acesso a trabalho em vagas de aprendiz, estágio e emprego formal, além de oportunidades de acesso a educação, inclusão digital e conectividade e fomento ao empreendedorismo (já que muitos dos candidatos também sofrem pela falta de acesso a uma boa formação educacional). Por meio de uma plataforma digital, será possível fazer a conexão entre os jovens talentos e o setor privado, além da busca de trabalho e de candidatos por regiões.

Na PwC Brasil, todos os programas de portas de entrada – como aprendizes, trainees e estagiários – já consideraram não só os critérios de vulnerabilidade, mas também todos os critérios de diversidade. “Precisamos ser os catalisadores para garantir um futuro melhor para esses jovens. Aliados ao Unicef buscamos impactar e abranger cada vez mais pessoas. Somente assim, juntos, conseguiremos mudar a realidade da juventude brasileira”, afirma Tatiana.

A iniciativa “Um Milhão de Oportunidades” é parte do programa global Generation Unlimited (“Geração Que Move”, no Brasil), que envolve 23 países e do qual a PwC já é signatária. Reúne nove organizações das Nações Unidas (incluindo o Unicef e a Organização Internacional do Trabalho), empresas multinacionais e sociedade civil em 23 países e visa ajudar 1,8 bilhão de jovens na transição da escola para o trabalho até 2030.

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓