Pandemia: Santuário do Caraça divulga orientações para hospedagens e visitas

Medidas são implementadas após a publicação do Decreto Nº 103/2021, da Prefeitura Municipal de Catas Altas, com ações de combate à covid-19; a Arquidiocese de Mariana, responsável pela Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, suspendeu todas as celebrações públicas

Diante do avanço da pandemia de covid-19 em Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Catas Altas/MG publicou o Decreto Nº 103/2021, para com medidas restritivas para o combate ao surto de coronavírus. Além disso, a Arquidiocese de Mariana, que é responsável pela Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, suspendeu todas as celebrações públicas. Com isso, o Santuário do Caraça (Estrada do Caraça, KM9 – entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara), se adequando às normas estipuladas e para preservar a saúde dos turistas e colaboradores, divulga as orientações a serem seguidas pelos hóspedes e visitantes.

De acordo com Márcio Mol, gerente geral do Santuário do Caraça, os hóspedes terão que se adequar às novas normas de convivência do local. “A regra geral é que todos devem utilizar máscara de proteção durante todo período da hospedagem e em todos os locais do santuário, como, corredores, estacionamento, espaços abertos, trilhas e outros. Além disso, é obrigatória a higienização das mãos ao entrar nos espaços, acessar balcões de atendimento e ao sair dos ambientes. Será realizada a aferição da temperatura corporal através de termômetro laser no momento de acesso pela portaria principal. Pedimos para que todos obedeçam às regras de distanciamento, evitando aglomerações. Indicamos ainda que todos leiam as Normas de Visitação, entregue na portaria, e o Boletim Informativo, entregue na recepção)”, explica.

Diante do momento atual, o Santuário do Caraça reforça as medidas que visam proteger a saúde de todos o que estiverem lá. “Temos sinalização em todos os espaços e ações para que as pessoas respeitem o distanciamento social. A obediência à demarcação é obrigatória. Já nas áreas comuns, temos algumas restrições como exemplo, na sala de TV e sala de jogos, elas estão interditadas por tempo indeterminado. Durante a ‘Hora do Lobo’, em frente ao Adro da Igreja, fica proibido o acesso com alimentos e bebidas, além da obrigação do uso da máscara, distanciamento e higienização das mãos com álcool 70%. Seguindo a orientação da Arquidiocese de Mariana, todas as missas e demais celebrações públicas estão temporariamente suspensas”, destaca Márcio Mol.

anúncios

Algumas mudanças foram necessárias durante as refeições no Santuário do Caraça. “Fica proibido o uso e a disponibilização de cadeiras e mesas para acomodar os clientes, bem como o uso do balcão para consumir os produtos fornecidos na lanchonete. Além disso, fica proibida a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em todos os espaços, na seguinte forma: primeiro, de segunda a sexta, entre as 20h e as 5h e segundo, aos sábados, domingos e feriados, a qualquer horário. Pedimos para que o consumo de alimentos e bebidas seja realizado preferencialmente dentro dos apartamentos. O serviço de café da manhã será alterado e limitado para obedecer às regras sanitárias, não será disponibilizado o auto preparo no fogão à lenha (ovos, queijo quente, pão na chapa e panquecas). Já o acesso ao refeitório será controlado e serão feitas aferições de temperatura, com termômetro laser na testa, a cada acesso (café da manhã, almoço e jantar)”, salienta.

Camareira

Sobre os serviços das camareiras, Márcio Mol lembra que os protocolos de higiene são rígidos. “Nossas acomodações estão passando por um processo completo de higienização, com desinfecção de piso, paredes, banheiro, maçanetas e outros. A arrumação dos quartos será realizada apenas no terceiro dia de hospedagem, para hospedagens com período menor, não haverá arrumação. Caso seja necessária a troca de roupas de cama durante a hospedagem, a mesma deverá ser solicitada na recepção e realizada pelos próprios hóspedes com o enxoval higienizado entregue. Já os ambientes comuns serão limpos e higienizados com maior frequência por soluções sanitizantes e álcool 70%”, adiciona.

Visitantes

Já para os visitantes, que vão ao Santuário do Caraça apenas para passar o dia, Márcio Mol lembra que eles também terão que seguir algumas regras de convivência durante a passagem pelo local. “No geral, todos devem utilizar máscaras de proteção durante todo período da visitação. Além disso, a higienização das mãos ao entrar nos espaços, acessar balcões de atendimento e ao sair dos ambientes. Será realizada a aferição da temperatura corporal através de termômetro laser, no momento de acesso pela portaria principal. Assim, pedimos para que todos obedeçam às regras de distanciamento, evitando aglomerações e respeitando a ordem de atendimento nos espaços. Leia as Normas de Visitação (entregue na portaria) e os informativos disponibilizados em todo espaço do Santuário”, orienta.

Fica proibido o uso do espaço reservado para as refeições (café da manhã e almoço) para uso de público em geral, diverso dos hóspedes devidamente registrados para a acomodação. O uso e disponibilização de cadeiras e mesas para acomodar os clientes, bem como o uso do balcão para consumir os produtos fornecidos na lanchonete está temporariamente suspenso. Além disso, está proibida a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em todos os espaços, na seguinte forma: primeiro, de segunda a sexta, entre as 20h e as 5h e segundo, aos sábados, domingos e feriados, a qualquer horário. Os horários de visitação são diariamente de 8h às 17h (entrada permitida até as 15h30). Sujeito a multa para saída após as 17h. Para a visitação (em qualquer dia da semana), é necessário fazer o agendamento prévio.

 

Santuário do Caraça

anúncios

Local: Estrada do Caraça, KM9 – Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara – CEP 35969-000

Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do charmoso acesso por trem (Estação Dois Irmãos – Barão de Cocais/MG)

Horário de Funcionamento para visitação: Todos os dias, das 8h às 17h

Valores de visitação: a partir de R$ 14,00

anúncios

Hospedagens: consultar em www.santuáriodocaraca.com.br

Reservas: [email protected]

Mais informações: www.santuariodocaraca.com.br

Por Redacao

.

Festival de Música no Bar do Museu Clube da Esquina: há luz ao fundo do palco

Escola do Barreiro realiza palestras on-line no Arduino Day 2021