Organização social de Brumadinho é selecionada na edição 2021 do edital “Ideias para um Mundo Melhor”

Art Brum será beneficiada com aporte da Coca-Cola FEMSA Brasil para a realização de capacitações com líderes comunitários da cidade

A Associação Artística, Cultural, Social, Educacional e Ambiental de Brumadinho (Art Brum) é a instituição de Minas Gerais selecionada na edição 2021 do edital “Ideias para um Mundo Melhor”, iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil, que busca incentivar e fortalecer projetos sociais de instituições sem fins lucrativos atuantes em prol do desenvolvimento sustentável. O projeto escolhido vai receber aporte de R$ 50 mil e deve ser desenvolvido em um prazo de 12 meses.

A entidade vencedora apoiará a formação de outras organizações de Brumadinho e região, a partir da realização de cursos de capacitação sobre aspectos legais, administrativos e financeiros relacionados ao terceiro setor. “A proposta é trabalhar na orientação e adequação das associações da região, para que estas também se tornem capazes de captar recursos e, assim, saiam do papel”, conta Marilda Brigida de Souza Leijoto, idealizadora do projeto.

Marilda Leijoto realiza assessoria para elaboração do estatuto de uma associação na comunidade Parque da Cachoeira, em Brumadinho

Segundo ela, das 86 associações cadastradas na prefeitura da cidade, apenas nove possuem registro formal. “Temos uma carência de organizações no município para ocupar os espaços públicos de discussão e estabelecer um canal de diálogo com o Poder Público, justamente porque as pessoas não têm conhecimento sobre como formalizar seus projetos”, complementa. As capacitações vão beneficiar cerca de 50 instituições com a abordagem de temas como legislação, proposta de estatuto e importância de uma ata, entre outros.

anúncios

A Art Brum pretende construir uma incubadora de projetos sociais. “Nossa missão é fazer um trabalho de assessoria em rede para fomentar o protagonismo comunitário e estimular a manifestação organizada dos interesses coletivos”, afirma Marilda.

Outras cidades beneficiadas no Brasil

Neste ano, 11 entidades em seis estados estão sendo beneficiadas com os aportes da Coca-Cola FEMSA Brasil direcionados a iniciativas com potencial de atender cerca de 2 mil pessoas. As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) contempladas estão distribuídas em cidades e regiões do entorno onde a companhia atua: Bauru, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes e Sumaré (SP), Antônio Carlos (SC), Porto Alegre (RS), Maringá e Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e Brumadinho (MG). A lista de todos os vencedores está disponível no site http://ideiasparaummundomelhor21.com.br.

Em cinco anos, o edital “Ideias para um Mundo Melhor” já impactou positivamente mais de 20 mil pessoas por intermédio dos projetos selecionados. “Nossa meta é proporcionar crescimento pessoal, profissional e de inclusão para empoderar as comunidades e gerar bem-estar social nas regiões onde estamos presentes”, afirma Camila Amaral, diretora Jurídica e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Infectologista do Sistema Hapvida reforça importância da imunização no combate à meningite

Cemig apresenta resultados do 3º trimestre com R$1,4 bilhão investido em Minas