Pular para o conteúdo

O tom de voz pode aumentar a credibilidade profissional

David Braga *

Uma coisa é certa: nós usamos a voz desde que nascemos, e é preciso cuidar dela ao longo de toda a vida. Por isso, em 16 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz, que tem como principal objetivo chamar a atenção da população para os cuidados de preservação da fala e sinais de possíveis doenças. Muitos só a valorizam quando perdem, por conta de uma rouquidão ou algo mais grave. Nesse sentido, o momento também é importante para lembrar que ela é uma das características que mais diferenciam os indivíduos e um importante instrumento de comunicação e de persuasão. Aliás, o tom de voz utilizado em uma conversa é um dos pontos que contribui para impulsionar a carreira profissional, ao transmitir credibilidade.

Isso significa que o modo como se fala pode produzir mais impacto do que aquilo que é dito. Segundo pesquisas da Universidade da Califórnia, conduzidas pelo professor Albert Mehrabian, um dos elementos fundamentais nesse processo de passar confiança é justamente a entonação, que representa 38% da influência exercida por alguém. Assim, inúmeras pessoas deixam de prosperar, seja no âmbito pessoal, seja no profissional, pelo simples fato de não inspirarem segurança ao se comunicarem.

O tom de voz é um dos elementos de maior persuasão sobre os seres humanos. Em cada entonação, há diversos parâmetros sonoros que dão sentido, consciente e inconscientemente, à mensagem propagada. Alguns deles são o timbre, a intensidade do som, a velocidade da dicção, a clareza e a projeção, por exemplo. Várias pessoas podem dizer exatamente a mesma frase, mas a maneira de se expressarem vai passar informações distintas. Então, os detalhes fazem uma enorme diferença para quem quer se destacar no mercado de trabalho.

Grandes líderes e influenciadores se preocupam com todos esses aspectos na sua comunicação. Até porque, pelo tom de voz, é possível perceber se alguém está feliz, triste e até mesmo mentindo. Sabe quando a pessoa começa a gaguejar ou deixar a voz trêmula? E quem não se lembra de algum vídeo motivacional, com o qual, inclusive, chorou? Nesses casos, usualmente, a entonação escolhida só falta nos colocar no colo para ter aquele momento de reflexão. Portanto, os estados emocionais são contagiantes, sendo necessário ter atenção à forma como é realizada a comunicação, especialmente no ambiente de trabalho. Além de criar conexões relevantes, isso pode proporcionar um clima organizacional positivo, aumentar a performance e a entrega de resultados, uma vez que, ao gerar credibilidade, as pessoas confiam no que o profissional está dizendo, orientando ou vendendo.

Para saber qual é, normalmente, seu tom de voz e o que precisa ajustar, uma dica é usar o gravador do celular e ler um texto. Depois de avaliar o conteúdo, será possível começar pequenas mudanças no modo de falar, na velocidade de pronunciar as palavras e nos demais pontos. Alterações que podem ser essenciais para melhorar, consideravelmente, a comunicação e, consequentemente, a confiança, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional.

Já para manter a voz com boa saúde, existem vários cuidados possíveis, como evitar gritar ou falar por tempo prolongado. Também é interessante ingerir maçã com frequência – pois essa fruta tem propriedades adstringentes e age limpando a boca e a faringe – e tentar não consumir café ou chá preto em excesso, porque eles contêm muita cafeína, que resseca o trato vocal. Muito importante, ainda, é beber água em temperatura ambiente, em pequenos goles ao longo do dia, principalmente quem permanece, por muito tempo, exposto ao ar-condicionado. Diante de qualquer sintoma desagradável e persistente, o médico otorrinolaringologista deve ser procurado.


* David Braga é CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent. É também professor convidado da Fundação Dom Cabral (FDC) e autor do livro “Contratado ou Demitido – só depende de você”. Ele atua, ainda, como embaixador da ONG ChildFund e é Conselheiro de RH da ACMinas.

Envie para um amigo!
↓↓↓ Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Marcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 13 anos de trabalho dedicado ao mercado digital, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓