O que fazer se uma lâmpada fluorescente quebrar?

Foto: Pixabay

A lâmpada de LED ou fluorescente substituiu as lâmpadas incandescentes pela sua eficiência energética, potência e tempo de vida. Porém, no dia a dia, é preciso ter cuidado com seu manuseio, devido às substâncias químicas que fazem parte da sua composição  e, principalmente, o cuidado no manuseio caso a lâmpada se quebre, tanto em relação ao contato com o corpo, quanto ao meio ambiente. Veja agora:


    1. Antes de limpar a área, a primeira coisa a fazer é retirar do local as crianças e os animais, além de não deixar que ninguém toque o material.
    2. Mantenha o ambiente ventilado, abrindo portas e janelas.
    3. Espere o pó proveniente da lâmpada baixar antes de recolher os cacos.
    4. Utilize luvas de proteção para retirar os cacos e os coloque em um recipiente que possa ser lacrado.
    5. Esse tipo de lâmpada é perigosa por causa dos componentes químicos que ela libera, então é muito importante proteger o rosto. Para isso, use uma máscara de pano ou papel.

+Férias na Casa Fiat de Cultura: ateliê aberto de encadernação

    1. Use fitas adesivas e papel toalha umedecido para limpar os últimos resíduos que podem passar despercebidos.
    2. Caso a lâmpada tenha se quebrado em cima de roupas de cama ou  em tecidos que vão entrar em contato direto com o corpo, o material não deve mais ser usado, mesmo depois de limpo!
    3. O mais importante: Não descarte em lixo comum. Procure na sua cidade empresas ou serviços que façam a coleta e reciclagem desse tipo de material.



As lâmpadas de LED ou Fluorescentes podem ser recicladas por empresas especializadas. O processo consiste em retirar o mercúrio da lâmpada fluorescente, assim elimina-se a possibilidade de contaminação humana e do meio ambiente. E, por isso, o descarte de lâmpadas fluorescentes deve ser bem direcionado e cuidadoso.

anúncios

 

Por Redacao

.

PBH abre inscrições para banco de estágios

“Liquidays” do Minas Shopping oferece descontos de até 70%